terça-feira, 8 de novembro de 2011

A favor da ciclofaixa de Moema


Estou copiando aqui um post no blog http://vadebike.org para tentar algumas assinaturas amais.


Abaixo-assinado a favor das ciclofaixas de Moema





Alguns comerciantes e moradores de Moema (note bem: alguns!) estão se mobilizando através de abaixo-assinado para pedir a RETIRADA das ciclofaixas do bairro da capital paulista. Também pretendem ir à justiça e ao Ministério Público.


Se você quer defender mais humanidade nas cidades, ciclovias, ciclofaixas, entra e assina a abaixo-assinado a favor da ciclofaixa de Moema. Veja a seguir o texto do abaixo-assinado. Para assinar, clique aqui. Sua assinatura pode fazer a diferença.


Mais informações: http://vadebike.org/2011/11/abaixo-assinado-a-favor-das-ciclofaixas-de-moema/




Se você é A FAVOR da qualidade de vida em Moema
Se você ACREDITA que uma cidade melhor para todos passa por facilitar o uso de outros meios de transporte, para quem deseje usar menos o carro e contribuir para diminuir os congestionamentos
Se você é CONTRA atitudes de uma pequena parcela de comerciantes, que afetam negativamente a imagem do bairro ao ostentar ódio e preconceito em entrevistas à imprensa
Se você DESEJA que Moema sirva de vitrine para o país, como modelo de um bairro alinhado com a mobilidade urbana em favor de pessoas, que já está em curso em Londres, Paris, Nova Iorque e ao redor do mundo
Então assine e divulgue este abaixo-assinado!
——————————————————————————-
ABAIXO-ASSINADO A FAVOR DAS CICLOFAIXAS DE MOEMA
Considerando que:
- A prioridade de circulação nas vias é de pedestres em primeiro lugar, seguida dos veículos não motorizados, conforme legislação de trânsito.
- A cidade de São Paulo e o bairro de Moema precisam fazer melhor uso do espaço público das ruas, para facilitar a circulação de pessoas.
- O comércio e os moradores devem buscar agir de maneira a tornar segura e confortável a circulação de pessoas, principalmente de pedestres e ciclistas.
- Em toda a cidade, é preciso facilitar o acesso aos serviços e ao comércio por parte de pessoas com deficiência, crianças e os mais velhos.
- A ciclofaixa é um dos elementos para garantir a mobilidade de cidadãos de maneira eficiente, promovendo a fluidez de todos os outros meios de transporte e com baixo impacto para o meio ambiente.
- Ciclofaixas têm por objetivo garantir que seja posto em prática o que diz o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 21:
“Art. 21 – Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.”
- Quanto mais moradores e visitantes do bairro estiverem em bicicleta, mais fácil para todos será circular pelo bairro.
- A ciclofaixa continua permitindo o uso do automóvel, continua a garantir seu espaço de circulação e contribui para um uso mais cidadão, democrático e seguro do espaço público.
- O uso do espaço público deve ser feito de maneira democrática e quanto mais pessoas puderem circular livremente e em segurança pelo bairro, seja a pé, de bicicleta, em transporte público ou em veículos particulares, melhor será para moradores e comerciantes da região.
Portanto:
Nós, abaixo assinados, moradores de Moema, ciclistas e demais cidadãos que compreendem que as ruas são espaços de todas as pessoas e que desejam uma mudança na mobilidade de São Paulo e do Brasil, pedimos a MANUTENÇÃO e EXPANSÃO das iniciativas de mobilidade por bicicletas da CET, que promovem um uso mais seguro, democrático e sustentável da cidade.

2 comentários:

  1. Manifestação no dia 19/11:

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1004489-ciclistas-com-salto-farao-protesto-em-nova-ciclofaixa-de-sp.shtml

    ResponderExcluir
  2. Bem visto! Eu não tinha vista isso aparecer. Estava sendo discutido no grupo cicloativista do facebook o que fazer em resposta a lojista mas não tinha visto nenhum resultado até a gora!

    ResponderExcluir