Um artigo científico que estudou a poluição e as doenças pulmonares em crianças de menos de 6 anos não encontrou na época valor elevadas de poluição. Desde então os índices de poluição aceito pela OMS foram modificados e de fato a poluição em Vitória estaria atualmente acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde segundo esse artigo do portal globo de setembro de 2011. Por isso investi em uma máscara anti-poluição e porque já comecei a ter irrtações constantes na garganta. Essa máscara protege não só do material particulado (MP10 e MP2,5) mas também de gases irritantes como NOx, SO2, para me deslocar de bicicleta com uma boa proteção contra essa poluição atmosférica.
Voltando do trabalho de bicicleta com uma máscara anti-poluição |
Sempre é discutido a poluição em Vitória sempre apontando para as empresas poluidoras, Vale e CST mais eu nunca tinha visto nenhuma análise séria desse assunto até agora. Então eu fazer esse trabalho a partir dos dados disponíveis na internet, ou seja no site do IEMA: http://www.meioambiente.es.gov.br, é possível obter dados de emissão de material particulado, gases CO, NOx, SO2 e compostos orgânicos voláteis. Basta clicar no link Qualidade do Ar e ir até o link Inventário de Fontes de Emissão de Poluentes Atmosféricos da Região da Grande Vitória. Os anexos B e C contém grandes partes dos dados numéricos na forma de planilha.
A partir dessas planilhas, é possível reorganizar a tabela para ver as empresas mais poluidora e acrescentar outras fontes de poluição como em particular os veículos motorizados.
Segue uma tabela contendo grande parte das fontes de poluição:
Fontes principais de poluição atmosférica da Grande Vitória |
Assim é fácil deduzir que as duas medidas principais para reduzir a poluição de MP em Vitória:
- reduzir as emissão de MP da Vale e da Acelor-Mittal,
- diminuir a circulação de veículos motorizados.
Uma excelente medida seria portanto promover a bicicleta como meio de transporte! O desenvolvimento de um transporte público de qualidade pode ser também importante mas seria muito importante pensar em um meio de propulsão mais limpo do que o atual, muito poluente. Poderia ser feito como em São Paulo, investir de novo em ônibus com propulsão elétrica que não polui a cidade e que é muito mais eficiente energeticamente falando. Os motores térmicos dificilmente tem eficiência maior do que 30% enquanto os motores elétricos facilmente ultrapassam 80% de eficiência...
Finalmente consegui encontrar (em números) os culpados pela poluição atmosférica na GV: as indústrias (VALE e CST) e os veículos; mas faltou (ou não) a construção civil? Parabéns Serjão.
ResponderExcluirNão estudei a questão mas parece que a construção civil gera partículas maiores que devem ser menos prejudiciais que outras partículas.
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