sábado, 1 de outubro de 2011

Mais poluição em Vitória

Mais poluição em Vitória

O Espírito Santo produz energia elétrica muito mais suja do que a média Brasileira. A vale, junto com a prefeitura está fechando mais uma usina poluente para produzir energia elétrica. O negócio foi mais ou menos fechado segundo um artigo da secretária de comunicação de Vitória.

As farças pseudo-democrática das audiências públicas vão começar daqui a pouco e preferencialmente terão pouca divulgação... A imprensa não faz seu papel. Talvez o século diário?

O Espírito Santo já tem uma matriz energética de produção de energia elétrica bastante poluente. Em 2008, 60% da energia elétrica do Espírito Santo era produzida a partir de centrais térmicas, ou seja utilizando energia não renovável e poluente, gerando entre outras coisas gases de efeito estufa.


O projeto prevê uma central térmica a gás (a menos pior entre as centrais térmica) mas não deve ter co-geração, ou seja só gera energia elétrica e joga fora o calor gerado, ou seja jogar fora provavelmente mais de metade da energia química disponível no cmbustível utilizado.

O artigo da secretária de comunicação de Vitória cita uma fala do coordenador do projeto na Vale:
 "Já iniciamos a realização de audiências prévias, mantendo diálogo constante com a população e demais atores envolvidos", disse o coordenador executivo.

Mentira muito feia. Isso está feito nas costas da população. Ninguém quer essa usina térmica!

Quem já tiver dialogado a respeito dessa usina, por favor escreve um recado no meu blog. Até agora não ouvi nada de ninguém!

Com isso, o Espírito Santo vai contra a tendência mundial de usar mais energia limpas ou renováveis. Poderia ser diferente?


fonte:
http://www.aspe.es.gov.br/atlaseolico/es_infra.htm
http://www.vitoria.es.gov.br/secom.php?pagina=noticias&idNoticia=6938

outro artigo interessante sobre poluição:
http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=9390

Nenhum comentário:

Postar um comentário