domingo, 5 de junho de 2011

Rota segura para a travessia do Jardim Camburi (para ciclistas)



Usar a bicicleta para fazer o trajeto casa-trabalho na Grande Vitória não é tarefa simples, entre outras coisas, entre outras coisas por causa da falta de conexões entre os diversos trechos de ciclovias.

No Jardim vejo muita gente da Serra se deslocando na avenida Norte-Sul. Uma avenida onde a velocidade não é respeitada, os carros atingindo frequentemente mais de 100 km/h. Em caso de acidente a probabilidade do ciclista morrer é alta com uma diferença de velocidade muito superior a 36 km/h.

A sugestão é simplesmente entrar dentro do Jardim Camburi e andar em ruas paralelas a avenida Carlos Martins. O rota que achei é a seguinte funciona para idas e voltas pois passa em ruas de mão dupla.



 A rota:

1) A partir da Orla de Camburi, entrar na Carlos Martins durante 100-150 metros. É o trecho mais perigoso mas é bem curto mesmo, vira a primeira a esquerda.
2) Pegar a 4a rua a esquerda
3) 1a a direita
4) 3a a direita
5) 1a a esquerda, perto do restaurante Fontes
6) Passa na frente da maternida Santa Paula e segue até o fim da rua
7) Vira a direita e faz o retorno antes do sinal (só para bicicleta/pedestre)
8) Vira a direita, chegando na faculda Estácio de Sá

Direção Serra:

A partir daí pode
9a) ir a direita subir para o bairro de Fátima com a nova estrada de chão passando na frente do lugar que fica cheio de lixo

9b) ou ir até o Parque da Fazendinha subindo a pé no parque, se for possível, não sei?
9c) pegar aquela subida onde tinha o antigo Cocorico's (perto do supermercado Carone)


Sugestões de melhorias futuras:

O ideal seria transforma essa rota em uma ciclorrota mas antes disso o Brasil preciso conhecer o conceito. O custo é baixíssimo mas o impacto pode ser grande. Pode compensar o problema da ciclovia da Avenida Norte-Sul que não leva a nada, só leva a avenida que é um perigo atravessar, com nenhum carro respeitando as limitações de velocidades...

Uma coisa mais rápida e simples seria colocar 3 ou 4 lombadas rápidas na avenida Dr Herwan Dewenese Wanderley para  limitar a velocidade máxima dos carros que tendem a andar muitas vezes acima da velocidade limite de 40 km/h. (Esse trecho que é frequentemente usado para desviar a avenida Carlos Martins). Algumas lombadas deveria limitar esses tipos de condutas, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas morando ali...

Links:
http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/noticia/2011/07/ciclorrota-e-opcao-para-diminuir-emissao-de-poluentes-em-sp.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/ciclorrota+comeca+a+funcionar+nesta+quarta+na+zona+sul+de+sao+paulo/n1597090710205.html


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