Tirei essa notícia da seguinte fonte:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=16378768
Plano cicloviário de Vitória será apresentado no Seminário Mobilidade Urbana/Ciclovias:
Vitória possui 23 km de ciclovia e a previsão é implantar mais 11 km até o próximo ano
O plano cicloviário de Vitória, que abrange a implantação de uma rede cicloviária na cidade de mais de 60 km, será apresentado pela Prefeitura de Vitória no Seminário Mobilidade Urbana/Ciclovias, nesta sexta-feira (09). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), será realizado das 9 às 18h30, na sede do conselho (avenida Cesar Hilal, 700, Bento Ferreira.
A palestra sobre o plano cicloviário de Vitória está prevista para as 17 horas e será proferida pela subsecretária de Gestão Urbana, Clemir Meneghel, e pelo engenheiro civil e assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade Leonardo Schulte.
Incluído no Plano Diretor Urbano (PDU) - Lei 6705/2006 -, o plano cicloviário constitui-se de um traçado com as ciclovias implantadas na cidade e com áreas que têm projeto elaborado ou planejamento para a implantação. Hoje, Vitória possui cerca de 23 km de ciclovia e deve ganhar, até o próximo ano, mais 11 km, com as obras no Calçadão do Porto, no Centro; avenida Ferrari Ferrari, orla de Camburi e rua D. Maria Rosa, em Andorinhas.
Segundo o assessor Leonardo Schulte, constam ainda do plano cicloviário as características físicas e estruturais que orientam a construção de pistas exclusivas para bicicletas, como a largura mínima de 2,5 metros para as ciclovias bidirecionais. Também integra o plano a destinação de vagas para a guarda de bicicletas. Segundo o anexo 11 do PDU, o número mínimo de vagas exigido depende da atividade e da área do empreendimento. Enquandram-se, nessa exigência, supermercados, hortomercados, hipermercados, academias de ginástica, estabelecimentos de ensino, hospitais, clínicas, lojas e salas comerciais.
Assim, supermercados, hortos e hipermercados com até 5000m2 devem disponibilizar, no estacionamento, uma vaga para cada 70m2. Se esses estabelecimentos tiverem área superior 5.000m2, devem obedecer à seguinte regra: seguir o critério anterior e, para a área excedente a 5000m2, oferecer uma vaga a cada 100m2. A exigência de vagas para a guarda de bicicletas vale para projetos de novos empreendimentos protocolados na PMV após a publicação da Lei do PDU, em outubro de 2006.
Eu imagino que o Plano Diretor Urbano foi mudado! Não vi nehuma ciclovia na obra do Calçadão do Porto