Finalmente, eu preciso tirar o meu chapéu para a prefeitura. Costumo não nomear políticos no blog para deixar ele mas apolítico mas vou parabenizar o prefeito Luciano Rezende que está evidentemente por trás dessa decisão.
EStamos agora esperando a implantação dessa ciclofaixa que vai dar segurança a todos os ciclistas passando nesse trecho altamente perigoso.
O blog Vitória sustentável se envolveu bastante nessa luta, talvez por eu conhecer esse problema diretamente, pois eu também sofro com a falta de segurança nesse trecho. Minha solução é evitar quase 100% desse trecho perigoso e passar pela cidade alta passando pela rotas alternativas que podem ser encontradas no mapa colaborativo.
Essa história começou há algum tempo!! No blog foram vários artigos.
11 de junho de 2010 O blog começou com minha primeira travessia de Vitória de bicicleta de Jardim Camburi até Itacibá! Foi realmente uma expedição e tanto para mim! Eu estava esperando a conclusão da ciclovia da Orla de Cariacica em Porto Santana e logo depois fui testar a nova possibilidade. Passei os cais andando na calçada elevado, portando a bicicleta nas calçadas etc... Foi épico!
Em 7 de novembro de 2010 relatei uma fala de Coser no qual ele fala que a implantação da ciclovia do Centro de Vitória foi impedido por causa de um orgão misterios chamada FTU. Até hoje, ninguém conseguiu falar para mim qual era esse orgão!
Em 16 de novembro 2010, cadastrei uma proposta de ciclovia no Centro no portal Cidade Democrática (Proposta: ciclovia no Centro). Eu continuava atravessando o Centro, usando as calçadas dos Cais. Em 5 de junho de 2011 publiquei uma primeira rota para atravessar o Centro.
Em 1 de outubro de 2011, nasceu a bicicletada de Vila Velha. As bicicletadas de Vila Velha e Vitória se juntaram no Centro de Vitória!
Num artigo do 9 de outubro de 2011 mostro o plano cicloviário do PDU de Vitória no qual tem uma ciclovia e eu lanço um abaixo assinado para fazer a ciclovia entre a Ponte Florentino Avidos e a Praça do Papa. No evento que criei conjuntemente no facebook escrevo erradamente Fiorentino no lugar de Florentino :-/). O abaixo assinado tem hoje 526 assinaturas.
Em 5 de março de 2012, 3 dias após o falecimento da ciclista Juliana Ingrid Dias na avenida Paulista, no artigo "também poderia ter acontecido em Vitória", eu comparo a avenida Getúlio Vargas a avenida Paulista. A avenida Paulista permite evitar os morros e a avenida Getúlio Vargas se encontra entre a Cidade Alta e o mar sem alternativas, a não ser subir na cidade alta como costumo fazer.
Em 8 de junho de 2012, eu resgato uma informação antiga disponível no site da prefeitura de 2007 onde fala que a ciclovia em construção (da VIla Rubim), ligaria a Ponte Florentino Avidos até o Armazén 5 da Codesa. Faltou dois trechos. O trecho Ilha do Príncipe Ponte e Villa Rubim-Armazém 5. Porquê? Não sei! Ela já poderia estar pronta há 6 anos mas não aconteceu.
Em 1 de julho de 2012, eu faço um relato polêmico no qual dois veículos tirem fininhas extremamente perigosas. Algumas pessoas acreditam que furei um sinal o que não é verdade...
Em 16 de agosto de 2012, falo de novo da ciclovia do Centro, mencionando uma diretrizes da Política de mobilidade urbana: "a priorização das ciclovias em detrimento do estacionamento de carros nas vias".
Em 23 de abril de 2013, faço apelo ao prefeito me referindo a sua abordagem humanitária, pedindo para fazer a ciclovia do Centro com urgência! Antes que alguém morre nesse local. Tento reativar o abaixo assinado antigo de quase 2 anos.
No primeiro de novembro de 2013, a prefeitura apresentou um projeto de ciclovia no Centro de Vitória que foi aprovado na audiência pública! Em abril de 2014, compartilho um vídeo que o Ciclista Capixaba fez com Detinha, outra membro fundador do CUC! Nesse artigo compartilho um vídeo onde o secretário responde a pergunta do Luis Som, também membro do CUC referente ao prazo de implantação dessa ciclovia durante a audiência pública:
Faltou algum trecho nessa história que só conta o que acontece no Vitória Sustentável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário