segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia mundial sem carro e sem ônibus

Amanhã, 22 de setembro, no dia mundial sem carro, vai acontecer uma grande première mundial na Grande Vitória. Além de ser "sem carro", o dia será também "sem ônibus". Segundo o diretor geral da a Organização dos Municípios Unidos da Grande Vitória (OMU-GV), , não há necessidade de ônibus nas ruas pois já temos suficientemente poluição com o pó preto. Temos empresas especializadas em poluição que nos abastecem diariamente sem interrupção. Somos autossuficiente em poluição. Isso já é suficiente para inviabilizar a saúde pública na região metropolitana. Assim, decidimos numa assembleia excepcional da OMU de organizar o dia mundial sem carro e sem ônibus. De fato, os ônibus são conhecidos para emitir um pó preto mas a eficiência é muito inferior comparado com as empresas especializadas.
Devido ao excesso de ciclistas, implantamos outras medidas inovadoras. Em particular eu queria destacar a tinta escorregadia nas ciclovias. Ela é optimizada para fazer cair os ciclistas mais experientes e mais apaixonados que continuam pedalando até nos dias de chuva. A técnica é simples, basta fazer uma camada extremamente lisa de tinta afim de haver a menor quantidade de asperidades pois estes asperidades costuma permitir a fina camada de lama misturada com pó preto de se acumular neles e dar aderência a ciclovia. Já tivemos muitos resultados. Muitos caíram. Além disso como é ridículo cair, a maioria dos ciclistas que caíram ficam calado de medo de gozação de amigos. Conseguimos uma tinta que faz até cair quem usa mountain bike! Um dos problemas atuais é que após alguns tempo a tinta começa a ficar menos escorregadia. Em paralelo disso, fomos recentemente obrigado a aplicar um pó de vidro misturado com a tinta sob pressão do Mistério Público de Aparato Santo. Felizmente, sabemos que após algum tempo, as esferas somem e a tinta volta a ser escorregadia.
Também trabalhamos a mobilidade num outro eixo. Os pedestre. Percebemos que as pessoas moravam cada vez mais longe de casa e não conseguiam mais ir para o trabalho a pé. Um estudo aprofundado mostrou que os pedestres da OMU-GV, andavam muito devagar e isto era a razão para termos tão poucos pedestres nas ruas da Grande Vitória. A medida inovadora que implantamos foi a redução dos tempos de sinais dos pedestres, forçando eles a correr para atravessar as ruas. Com isso tivemos um aumento significativa da velocidade média dos pedestres. Esperamos que ao se deslocar mais rapidamente, os pedestres cheguem mais rapidamente no seu destino assim não desistem desse modal. A diminuição dos tempos de sinais dos pedestres é um projeto em andamento. A cada ano tentamos diminuir o sinal de tempo de 30%. Além disso acrescentamos um indicador de tempo nos sinais para que os pedestres possam avaliar seus progressos.




Outras notícias: o sindicatos dos motorista de carro, explica o motivo da greve dos motoristas de carro. Estes pedem gasolina menos poluente pois querem poluir tão pouco quanto os ciclistas...


Isto é o bilhete humorístico do Blog Vitória Sustentável. Achamos que ter um único dia da mentira por ano é longe de ser suficiente e decidimos fazer esse bilhete para o dia mundia sem carro. Bom dia mundial sem carro a todos! :-)

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

"Quando acontece, a gente lembra de todos os ciclistas mortos, atropelados por ônibus. No retrovisor, eu vi o ônibus chegando rápido demais e sem se afastar suficientemente do meio-fio para me ultrapassar. Fiz uma manobra, me afastando um pouco do meio fio, fazendo uma onda rápida, para ver a reação do motorista. Só recebi buzina. Ele não desviou e nem desacelerou. Sabia o que aconteceria. Ele continuou no mesmo rumo. Tirou imediatamente a fina dele num local com meio-fio alto onde eu não tinha escapatório nenhum. Depois voltem do além. Não morri. Vi desfilar minha vida e gritei tanto. Como poderia um homem ser tão inconsciente ou tão insensível. Como uma pessoa pode não respeitar a vida. Para respeitar as tabelas e horários apertados? Não sei. Nunca saberei. Disso tudo, afinal de conta só sobrou uma foto. De um ônibus. O 707 e um horário gravado no meu celular. 18 de setembro, 17H09. Pois esta violência é comum, muito comum. Quando ele não mata de vez o ciclistas, ela mata a sua alma pouco a pouco. Essa violência repetida que tende a acontecer uma vez por semana, nesse trecho, entre o Terminal de Itacibá e a travessia dos trilhos. E ela aconteça em vários outros locais e todos dias vários ciclistas sofrem dessa violência silenciosa, sem justiça, sem prova, sem perspectiva de melhoria num futuro próximo. Em alguns anos nada mudou. O perigo é o mesmo. Essa violência é quase normal. O motorista nunca pede desculpas. Não entende. Não sabe. Os passageiros também prefiram não intervir em favor da vida. A morte do ciclistas não seria normal para eles também? Não me conforme. Como poderia ser assim?" 


"Dessa violência só sobrou uma foto"

Recebemos este um relato de um ciclista que sofreu várias vezes de situações muito perigosas no mesmo trecho. Que mostramos abaixo num mapa. Na grande maioria dos casos o problema acontece com motoristas de ônibus. Mas diz ele que também aconteceu algumas vezes com caminhão de lixo no mesmo trecho. Em paralelo recebemos recentemente a notícia de que os motoristas de ônibus receberão treinamento para preservar a vida dos ciclistas na Grande Vitória. De fato, esse motoristas precisa muito fazer esse treinamento. Esperamos que logo este motorista melhore, não coloque mais em situação de perigo e estresse intenso nenhum ciclistas. Vamos preservara vida! O mapa abaixo mostre o local onde aconteceu e, próximo a ele, um outro local, na Rodovia José Sette, logo depois do terminal Itacibá, onde os motoristas costumam correr exageradamente e tirar finas inconscientes e perigosas. E você sofreu problema com algum ônibus hoje? Qual? Aonde?

Trechos onde ocorrem situações de perigos repetidamente
Map data (c) OpenStreetMap contributors, CC-BY-SA