quarta-feira, 1 de abril de 2015

Voltando ao carro

Começou alguns anos atrás. Peguei coragem para fazer a primeira travessia sustentável de Vitória, pedalando até meu trabalho em Cariacica. Foi assim que nasceu o Blog. Lutei muito para ver melhorias para os ciclistas. Cheguei até em falar em traffic calming no bairro Jardim Camburi. Isso era realmente pensar ao contrário! As pessoas querem mais espaços para os carros!
Compartilhei rotas mais seguras para ciclistas no Jardim Camburi, perto do Alvares Cabral e no Centro. Cheguei até em montar um mapa dessas rotas alternativas que hoje se encontram no mapa do Estado. Cheguei até a defender a implantação da ciclovia na Terceira Ponte que foi a proposta mais votada no orçamento popular do Estado!
Chegamos até a ter a ciclovia do Centro de Vitória construída, porém os ônibus ainda continuam ameaçando a vida dos ciclistas. Tomei portanto a decisão sábia de vender todas as minhas bicicletas e usar um meio de transporte mais seguro, o carro. Decidi voltar ao sedentarismo integral. O único item relacionado a bicicleta que guardei em nostalgia é o capacete que usarei doravante como motorista pois ele traz mais segurança para o motorista em caso de acidente.





Eu agradeço a todos os leitores do Blog pelos anos de convívios. Foi muito bom ter a companhia de vocês. Infelizmente o conservadorismo da sociedade, o conservadorismo na política tiveram razão das minhas utopias. As utopias não são para hoje ao contrário do que defende Chris Carlsson no seu livro Nowtopia que foi lançado no Brasil um ano atrás em Porto Alegre. Vamos deixar elas para a próxima gerações e curtir a vida. Chega de pensar no nosso planeta. Na próxima semana vou apagar o blog inteiro para evitar que outros encontrem ideias sustentáveis demais. Penso em abrir um novo blog mas ainda não decidi o nome. Estou pensando em Vitória insustentável, Vitória de carro é melhor, Carroativista Vitória. Espero as sugestões dos leitores para o nome do futuro blog!