sábado, 20 de dezembro de 2014

As ciclorrotas da Grande Vitória

Na última sexta-feira, o Governo de Estado entregou o mapa das Ciclorrotas aos cidadãos da Grande Vitória.
Essas rotas foram disponibilizada em versão papel mas são também disponíveis no site do Instituto Jones Santos Neves nesse link:
http://www.ijsn.es.gov.br/Sitio/index.php?option=com_content&view=article&id=4171&Itemid=357. A gente encontra nessa página um link para o mapa das ciclorrotas em formato kml (abre no Google Earth)ou em pdf (arquivo pesado!).

página das ciclorrotas no site do Instituto Jones Santos Neves


A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (SETOP) coordenou as ações e reuniu vários ciclistas, do movimento Ciclistas Urbanos Capixabas, da Federação de Ciclismo, o Ciclista Capixaba e eu, Emmanuel, do Blog Vitória Sustentável e várias pessoas do Instituto Jones Santos Neves.

De fato, comecei a conhecer o conceito de ciclorrotas, na prática, depois de começar a atravessar a cidade de Vitória de bicicleta para ir trabalhar em Cariacica em junho de 2010. Um colega de trabalho, Aroldo, me falou de algumas rotas alternativas, em particular, em Bento Ferreira, a rua Chafic Murad muito usado pelos ciclistas (na frente da sede do jornal a Gazeta). Testei a rota e logo aprovei. Depois comecei um projeto de mapeamento de ciclorrotas que ampliou-se com a ajuda de Ricardo Mendes que vem melhorar  o sistema de apresentação e atualização da ciclorrotas disponível na internet (link).

Essas rotas consistem em ruas onde a segurança e o conforto dos ciclistas é maximizado, voltando ao sonho de uma cidade antiga e já esquecida onde se tinha uma maioria de ciclista, menos poluição etc...
As caraterísticas dessa ruas são várias. Por ordem decrescente de importância, eu diria:
1)  menor velocidade dos carros (idealmente 30 km/h ou menor que 40 km/h se for possível),
2) baixo fluxo de carro (menos poluição, facilidade de ultrapassagem do ciclista, menos conflitos),

3) maior largura das pistas, idealmente para comportar um ciclista, e um carro e uma distância de segurança,
5) arborização ou sombreamento da rua,
6) pavimentação da rua compatível com todos os tipos de bicicletas como as urbanas com pneu um pouco mais finos e não só as mountain bike,
7) baixa inclinação...


No site do instituo Jones Santos Neves, a gente encontra também outros mapas, o mapa das ciclovias (trabalho coordenando pela SETOP) nesse link:
http://www.ijsn.es.gov.br/Sitio/index.php?option=com_content&view=article&id=3779&Itemid=329