segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ciclistas em perigo na ciclofaixa da Serafim Derenzi

A prefeitura refez a ciclofaixa de Serafim Derenzi mas infelizmente ainda é muito perigoso andar nela, especialmente para quem anda no contrafluxo dos carros. Um ciclista fez um flagrante mostrando um comportamento extremamente perigoso de um motorista que invadiu a ciclofaixa com seu carro, em alta velocidade, numa curva fechada, ou seja com pouca visibilidade. Além desses erros graves, o motorista não desviou em nenhum momento dos ciclistas e não freou em momento algum, continuando com duas rodas dentro da ciclofaixa até cruzar os ciclistas.



PMV, por favor reaja, faça alguma coisa para proteger os ciclistas dos motoristas imprudentes na Serafim Derenzi, evite acidente, salve vidas. Não fique insensível como no caso da tinta escorregadia da ciclovia de Orla de Camburi. Termine a ciclofaixa da Serafim Derenzi e a transforma numa ciclovia com uma separação física.
Foi apenas um susto dessa vez e na próxima?

domingo, 8 de junho de 2014

Compartilhe a rua

O DETRAN do Espírito Santo está de parabéns com a campanha "Compartilhe a rua" que  mostre uma rua de todos, não só dos motoristas mas também dos ciclistas. Ela orienta os motoristas a ter um comportamento correto ao avistar um ciclista, reduzir a velocidade e para ultrapassar numa velocidade adequada, respeitando a distância lateral de segurança de 1,5 metros. A ocupação da faixa pelos ciclistas é necessária quando não há espaço suficiente para caber o ciclista na sua posição correta, o carro e os 1,5 metros. Assistem:



Quero mostrar como os ciclistas "devem" se comportar para aumentar seu conforto e sua segurança em casos espécíficos. A imagem abaixo destaca com circulo vermelho duas ruas que ficam numa das melhoras rotas para atravessar Vitória de Jardim Camburi até a Cinco Ponte e onde

Screenshot do mapa de rotas cicloviárias no bairro Bento Ferreira de Vitória
Na rua Henrique Roseti  (clique no link para ver a rua no google street view) que tem cruzamento com Leitão da Silva, precisa-se ocupar a faixa para não se colocar em situação de perigo pois a largura da faixa é pequena demais para que ocorre um ultrapassagem seguro pois ali, o ciclsita também não pode andar perto dos carros estacionado sob risco de ter um acidente caso uma porta de carro seja aberta no momento errado. Faço isso todos os dias com sucesso. Se não ocupar a faixa os motoristas costumam ultrapassar e de fato só pode ser perigoso ali devido a largura insuficiente da pista. Já fiz o teste para pesquisar sobre o comportamento dos motorista e deu isso mesmo! Perigo! De manhã cedo costuma-se não ter nenhum carro estacionado nessa rua e o ciclista pode andar sobre as vagas de estacionamento de carro sem precisar ocupar a faixa. É claro existem alguns motorista malucos e precisamos as vezes liberar a rua para estes malucos mas estes são relativamente raros e é extremamente difícil um motorista atropelar um ciclista ocupando a faixa numa rua pequena onde a velocidade é relativamente baixa. É claro também que dependendo da velocidade do ciclista a ocupação da faixa será mais facilmente aceita pelos motoristas. Na travessia de Vitória esse local é um dos menos agradável que uso pois a aceitação da ocupação da faixa ainda não é muito grande na cabeças dos motoristas.
Na parte destacada da avenida Carlos Moreira Lima (clique no link para ver a avenida no google street view), a largura é suficiente para o ciclista andar numa distância segura dos carros estacionado para ser ultrapassado por um carro numa distância lateral de 1,5 m. Portanto ali basta andar pedalando numa distância de cerca de 1,5 metro dos carros estacionados (para evitar uma abertura imprevista de porta de carro) para andar tranquilamente nessa via onde a velocidade dos carros é relativamente baixa, cerca de 40 km/h. Assim os carros já estão na velocidade adequada para ultrapassar um ciclista. Ali os conflitos com carro são extremamente raros e ocorrem somente em caso de motoristas perigoso dirigindo muito acima da velocidade, o que é extremamente raro.
De maneira geral o bairro Bento Ferreira e um local fácil para se deslocar de bicicleta pois, as pistas são largas, a velocidade dos carros é baixa.

Para saber mais como se comporta na rua tem que pesquisar sobre ciclismo veicular. Podem começar lendo esse artigo do blog vadebici.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Segurança a noite: seja visível!

Se você se desloca de bicicleta a noite como eu, seja visível! Isso pode evitar uma catástrofe. Os motoristas precisam te enxergar de longe!
Assiste esse vídeo que mostra como é visto um ciclista a noite. Mostre as diferenças entre a roupa clara ou escura, se tem refletores ou não e se tem faróis ou não. Faz muita diferença!


Refletor: nos raios, nos pedais, nas laterais dos pneus
Farol: dianteira e traseiro
Roupa: clara

Outros links interessantes:
http://lovecycling.net/projects/flying-color-safety-flag/
http://www.who.int/violence_injury_prevention/publications/road_traffic/world_report/visibility_en.pdf