sábado, 10 de maio de 2014

Ciclovia no Centro é para 2014?

No primeiro de novembro, a prefeitura apresentou um projeto de ciclovia para o Centro de Vitória durante uma audiência pública. O projeto teve aprovação. O projeto de ciclovia do Centro de Vitória (CODESA) deve ter padrão de qualidade internacionais como a ciclovia da Orla de Camburi. É previsto uma largura mínima de 2,3 metros e inclinação máxima de 7%. O projeto não contempla só ciclovia mas também prevê reurbanização com calçada.

Alguns meses antes, em agosto de 2013, dois membros do CUC, os Ciclistas Urbanos Capixaba, o Ciclista Capixaba, Rafael Darrouy e Detinha Som fizeram um vídeo para sensibilizar a sociedade a respeito desse problema.



No final da audiência pública, o secretário de transporte respondeu sobre a questão dos prazos de implantação:

O que você entenderam da fala do secretário de trânsito?

Será que essa ciclovia será licitada em 2014? Será  que vamos ter que espera ainda muitos anos? Será que morrerá um ciclista no Centro antes da obra começar?

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Urbanização: Programa Porto Maravilha no Rio de Janeiro

Enquanto na Grande Vitória, a abordagem de urbanização continua com conceitos obsoletos (30 anos de atrasos, infelizmente), no Rio de Janeiro o Programa Porto Maravilha prevê a reurbanização e revitalização da área do Porto. Esse programa já começou. O elevado da perimetral já foi derrubado no fim de 2013. A avenida prevista vai ter calçadas espaciosas e ciclovias(17 km), ser arborizada para receber pessoas. Enfim é uma área devolvidas as pessoas, pedestres e ciclistas.

Olhem a apresentação do projeto por Luiz Lobo, diretor das operações da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio(CDURP). Ele explica as mudança e fala que o elevado é a obra mais horrorosa do Rio de Janeiro!

O filme da demolição do elevado:




Uma materia que mostra o VLT e como será a nova avenid, toda arborizada com calçadas largas.