segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Reserva Jaci-Paraná ameaçada de extinção

Segundo wikipedia, uma Reserva Extrativista (REx) de domínio mínimo é uma área utilizada por populações tradicionais, cuja sobrevivência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Tem como objetivos básicos proteger os meios da vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. As áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas.
No Brasil, a Reserva Extrativista é gerida por um conselho deliberativo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e das populações tradicionais residentes na área, conforme se dispuser em regulamento e no ato de criação da unidade.
As reservas extrativistas federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Foto de Chico Mendes (Wikipedia)

Parece que CHico Mendes morreu de novo com a decisão da assembleia legislativa de Rondônia de acabar com a reserva Reserva Extrativista (RESEX) Jaci-Paraná de cera 200.000 ha, a área de um quadrado de 45 km por 45 km!

A área equivalente da reserva Jaci-Paraná.


A assembleia legislativa de Rondônia está legislando em favor de madereiros que já entravam ilegalmente na reserva? Isso significa que esse governo incientiva a destruição ambiental e ações ilegais? Poderia ser diferente? 




sábado, 22 de fevereiro de 2014

Recusa produtos descartáveis


Semana passada, eu percebi que uma colega de trabalho estava usando um pano de tecido para secar a louça na nossa copa. Eu já tinha pensado nisso há algum tempo mas ainda não tinha feito essa pequena mudança. Pois bem, ali, para secar um prato, um garfo, uma faca , um pote de geleia Bonne Maman (minha salada no pote) e um pote de vidro com meu prato principal, eu uso 4, talvez 5 folhas de papel!
No banheiro do trabalho, é a mesma coisa as pessoas usam duas folhas de papel para secar as mãos! Que coisa mais absurda! Bom, já resolvi esse problema pois consigo secar as mãos sem folha de papel (nem pano). Eu bato as mãos, em geral, secou em seguinte minhas mãos na minha roupa ou no cabelo (como se estivesse penteando os cabelos com as mãos), para finalmente esfregar um pouco as mãos. Isso é difícil? Eu acho que não. Considerando que somos mais de 6 bilhões nesse planeta, não usar 2 folhas de papel faz todo sentido. Alias é interessante pensar nosso impacto ambiental global multiplicando todos os nossos atos e impactos por 6 bilhões pois temos que pensar que num futuro próximo muito mais pessoa terá acesso a recursos equivalente aos nossos! Como se sustentará o planeta nessas condições?


Voltando ao assunto inicial, a técnica é portanto que cada funcionário levasse o seu pano para secar sua louça e deixasse secar seu pano na sua sala.


De maneira geral eu acho que evitar de usar coisas descartável pode ser um princípio importante da sustentabilidade, um norteador para as nossas ações e decisões. Hoje recebi 3 garrafas de inox da Klean Kantine para evitar os problemas encontrados em plásticos (adjuvantes como o bisfenol A, os ftalatos e talvez outros ainda desconhecidos?). Enfim isso faz parte da minha desintoxicação que comecei a discutir mais teoricamente no artigo "O princípio antitóxico" onde aponta para muitos riscos para a saúde. Vários plásticos são vilãs nesse artigo.

É o contrário do produto descartável. É um produto para a vida inteira e totalmente reciclável pois as garrafas são feitas de inox! A própria Klean Kantine incentiva as pessoas a evitar produtos descartáveis:

"Try kicking the habit! Commit to 30 days and see how much you can reduce your consumption of single-use items. With a few reusable items in hand, it is pretty easy to make the switch."
Tenta acabar com o (máu) hábito! Compromete-se durante 30 dias para ver o quanto você pode reduzir sua consomação de produtos descartáveis. Com poucos produtos reutilisável, é bem simples fazer essa mudança!



Fonte: http://www.kleankanteen.com/pledge/index.php
A solução está também no consumidor como escreve a Klean Kantine:


Enfim no vamos esperar. A utopia tem que ser hoje como o Chris Carlson está discutindo no seu livro Nowtopia que acabou de ser lançado em Português durante o III Fórum mundial de Bicicleta em Curitiba. Vou procurar logo o pano para levar para meu trabalho antes de esquecer!! Tem tantas coisas para melhorar, tem que correr atrás!

A barraca agroecológica está de volta na UFES. Funciona ás quartas-feiras de 8H às 15H no prédio IC II do Campus Goiabeiras da UFES.



O sistema que pode revolucionar o carro elétrico

O EP Tender é um reboque que transforma um carro elétrico em carro híbrido e que pode ser alugado. Com ele, a autonomia do carro aumenta de 500 km. O reboque tem um motor que funciona com gasolina e recarrega de maneira contínua as bateria do carro. Isso acaba de vez com a limitação do carro elétrico pois o carro híbrido usa gasolina. O reboque foi desenvolvido para o carro Zoé da Renault.
Fonte da imagem: http://www.eptender.com/

Para a maioria dos deslocamentos, o carro elétrico pode ser usado normalmente, ou seja, sem o reboque, e, quando precisar viajar para fora da cidade, é possível simplesmente alugar o reboque! É simplesmente genial. Com esse sistema os usuários de carros elétrico não poderão mais se sentir limitado pelo alcance do carro!


Do ponto de vista técnico o sistema já está funcionando e o serviço ainda está em fase de estudo comercial.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Acrilamida

A acrilamida é uma substância altamente cancerígena encontrada na alimentação. Hoje, é mais difícil uma pessoa que nunca ouviu falar disso. O problema é que essa substância se encontra em alimentos muito comuns como o pão Francês ou a batata frita, por exemplo. Em 2008, foi publicado um artigo sobre as maiores fontes de acrilamida na alimentação brasileira na revista Brasileira de Toxicologia. Nesse artigo, a gente pode ler que "Estimou-se que, em média, a ingestão diária de acrilamida através da dieta é de 0,14 μg/kg de peso corpóreo e verificou-se que os alimentos que mais contribuem para a sua exposição são a batata frita, o café, a farinha de mandioca, o biscoito salgado e o pão francês." Os pesquisador fizeram um gráfico para mostrar de maneira sintética a importância relativa entre os alimentos:



Não é uma surpresa mas a batata frita representa mais de 50% da acrilamida ingerida! Se você já tem uma dieta mais saudável do que a média, você deve evitar bastante as batatas fritas que têm outros problemas. Nesse caso você pode acreditar que não está consumindo acrilamida. Grave engano. Por exemplo, além das outras fontes de acrilamida mostrada no gráfico, as cereais também tem bastante acrilamida. Se você acredita que está evitando acrilamida ao tomar um café da manhã sem pão francês e com cereais como, por exemplo, o corn flakes, você está equivocado! Eu achava que os corn flakes são saudáveis mas não é o caso! É mais uma coisa que eu vou evitar de consumir.
Para as pessoas com dieta saudáveis, além dos alimentos mostrado no gráfico, outros precisam ser evitados!

Nos Estados Unidos, foi também publicado uma lista dos alimentos que mais levam acrilamida na dieta. Nessa lista, as cereais do café da manhã ficou em quarto lugar!! A gente também encontra pipoca e pizza nessa lista.

A comunidade europeia estudou bastante esse problema e emitiu recomendações para reduzir o acrilamida em alimentos muitos comuns. Por exemplo, as padarias podem seguir as seguintes recomendações (ver foto abaixo). A acrilamida é formada em presença de asparagina (Asn) acime 120°C.

Recomendação da comunidade europeia para reduzir acrilamida no pão (link do pdf)
A comissão europeia fez também recomendações para biscoitos, cereais de café da manhã, batata fritabatata "rufles".

Eu não encontrei medida de acrilamida em miojo no Brasil, mas eu li que elas poderiam também conter muito acrilamida. Isso precisa ser confirmado.