quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Bicicletas elétricas são regulamentadas pelo CONTRAN!

Finalmente o CONTRAN regulamentou as bicicletas elétricas, também chamadas de e-bikes.

A norma adotada consiste numa bicicleta com a seguintes caraterísticas:
- potência máxima de 350W
- velocidade máxima de 25 km/h
- sistema pedelec (funcionamento do motor somente quando o ciclista pedalar)
- dois retrovisores
- indicador de velocidade
- campainha
- sinalização noturna dianteira, traseira e lateral


O sistema pedelec: pedalar aciona o motor (fonte: electric bicycle guide)


Além disso, o uso do capacete é obrigatório.

A norma adotada é muito parecida com a norma Europeia. A principal diferença é a potência que é maior do que na Europa onde é limitada a 250 W. Porém, lá está sendo discutido passar essa norma para 350 W, justamente para permitir velocidade mais razoáveis em subidas. O Brasil acertou ao antecipar a provável futura norma Europeia. A velocidade máxima de 25 km/h permite uma coabitação harmoniosa entre usuários das duas modalidades de bicicletas, as convencionais e as elétricas.

Essa notícia é bastante positiva pois ela obriga o ciclista a pedalar e portanto pode tirar pessoas do sedentarismo o que já defendi num outro artigo intitulado em defesa do sistem pedelec. Tem que notar que nos Estados Unidos foi adotado um outro modelo de bicicleta elétrica que se assemelha a um ciclomotor pois a bicicleta pode ter acelerador de punho e o ciclista pode se deslocar sem pedalar e permanecer sedentário. Eu já discuti as diferenças entre o modelos europeu e americano no artigo "a epopeia legislativa das bicicletas elétricas" onde também explico um pouco da história das e-bikes, a proibição pelo CONTRAN em 2009, a polêmica no Rio de Janeiro que teve um impacto midiático grande no Brasil etc...

Além de ser boa para a mobilidade urbana e de não poluir o ar da cidade, as bicicletas elétricas podem ter um efeito positivo em termo de saúde pública ao tirar mais pessoas do sedentarismo.
Um outro ponto interessante se refere as vendas de e-bikes que mostram que o sistema pedelec europeu vende mais do que o modelo americano. Eu tenho uma pequena ideia a esse respeito. Eu acredito que quem faz esforço físico é mais feliz pois ele gera endorfina que aumento o bem estar e diminui o estresse. Assim ao ver uma pessoa feliz, as pessoas querem saber o segredo: a bicicleta elétrica!

Com as altas temperaturas que conhecemos aqui, a bicicleta elétrica é também uma boa opção para quem não pedala por causa do suor. Com a bicicleta elétrica é possível pedalar de maneira mais suave sem perder muita velocidade. Eu já andei bastante de bicicleta elétrica e eu costumava pedalar bem leve de manhã para evitar o suor e na volta do trabalho, eu pedalava mais forte para me divertir e tomava banho depois chegando em casa!

Ainda uso esporadicamente minha bicicleta elétrica que segue o modelo europeu e gosto de me divertir nesses dia ao pedalar cantando ou assoviando canções o que acho muito divertido. É uma coisa que não consigo fazer de bicicleta convencional por causa da necessidade de respirar com maior intensidade!

Fonte:
http://blogs.odiario.com/sportcars/2013/12/16/bicicletas-eletricas-sao-regulamentadas-pelo-contran/

A norma por ser obtida por extenso nesse link:
http://www.lex.com.br/legis_25174467_RESOLUCAO_N_465_DE_27_DE_NOVEMBRO_DE_2013.aspx