quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Voto da lei das sementes suicidas é adiado


O Brasil passou perto de uma catástrofe hoje ao ser adiado o voto de uma lei sobre as sementes suicidas. O projeto de lei prevê a descriminalização das tecnologias genéticas de restrição de uso de variedade sobre para "plantas biorreatores". Isso significa que está as sementes (suicidas) estão bem liberada. Essas sementes de próxima geração não germinam, ou seja, o agricultor não pode guardar sementes para replantar. Existe um outro projeto de lei 5575/2009, de autoria de Cândido Vaccarezza (PT-SP), aparentemente mais perigoso que estenderia o uso das sementes suicidas parra toda as plantas.

Segundo o artigo inglês do wikipedia sobre as sementes suicidas, 80% dos agricultores brasileiros usam sementes recoltadas para replantar. Isso não seria mais possível com essas sementes. É um problema social gravíssimo.


Vocês podem assinar um abaixo-assinado contra essa lei no change.org.


Segundo esse artigo do Instituto Humanitas Unisinos, o objetivo é "promover dependência e impedir que se usem sementes sem pagar pela patente". Ainda segundo esse artigo, as empresas que desenvolvem essa técnica chegaram a ter folhetos de propaganda dizendo que um dos objetivos era fazer com que os agricultores do terceiro mundo deixarem de utilizar suas sementes obsoletas! O objetivo é claro acabar com as sementes crioulas que podem ser replantada safra após safra.


A Monsanto hoje processa os agricultores que reutilizam as sementes patenteada por ela. Ela ganhou recentemente um processo nos Estados Unidos contra um produtor de soja que replantou soja a partir das sementes transgênico sem pagar de novo o direito de uso da patente!!! Não maluquice, o que acham? Essa foi divulgada pelo jornal Francês Le Monde:
http://www.lemonde.fr/planete/article/2013/05/14/ogm-monsanto-gagne-face-aux-petits-agriculteurs_3200586_3244.html


Outros links:

Adiamento da votação (16/10/2013)
http://oglobo.globo.com/ciencia/votacao-na-camara-sobre-sementes-estereis-adiada-10385348

Artigo do Brasil de Fato denunciando, em particular, problemas sociais relacionadas com o uso das sementes suicidas:
http://www.brasildefato.com.br/node/26269

Link para seguir o andamento da lei adiada na câmara federal:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=343217



domingo, 13 de outubro de 2013

Para o Brasil avançar

Para o Brasil avançar, precisa-se da participação de todos que podem ajudar. Você pode participar de várias maneiras:
- você pode participar diretamente dos protestos contra a corrupção, contra a violência policial e para a melhoria da educação pública.
- Se como eu, as vezes não se sente a vontade com isso por causa da criminalização extrema dos protestos pela mídia, pela polícia e pelos políticos, você pode se expressar, você pode compartilhar sua opinião.
- Você pode participar dos protestos virtualmente.

O Brasil precisa avançar. Ele precisa de você.

Se você não faz nada a favor, você é contra a educação pública de qualidade. O SILÊNCIO É SUA MÃO SUJA. Você é contra a melhoria do país. A CULPA É SUA. Ninguém é perfeito mas faça a sua parte! Não tenha vergonha no futuro ao contar para seus filhos que você não ajudou, que o Brasil ficou do mesmo jeito e que você não fez nada, ou pior você foi contra a melhoria. A CULPA É SUA.




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

As Frutas e legumes orgânicos chegaram na loja Só Orgânico

A loja Só orgânico vai vender também frutas e legumes orgânicos! Vamos poder ampliar o consumo de orgânicos em Vitória! Rumo ao 100% orgânico!!
Para mim, já vou querer com certeza as mangas que fazem parte do meu suco verde (café da manhã)! Fiquei tentado pelas uvas e tomates!  De fato as uvas e tomates não orgânicos são conhecidos para receber muitos agrotóxicos. Adorei!