quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Um pequeno exercício de física: enunciado

Para discutir a questão da praça do Cauê, preparei um exercícios de física que pode ser aplicado com turma do primeiro ano do ensino médio. Contextualiza a noção de velocidade média ao tema mobilidade urbana que é um dos temas mais importante da atualidade na maioria das cidades tem problemas de engarrafamentos muito grandes e muitas vezes piorando cada vez mais, não só porque tem cada vez mais carro nas ruas mas também porque os gestores continuam tomando decisões muito equivocadas.

O exercício visa a ajudar todas as pessoas a enxergar, quais são as consequência dessa obra a partir da perspectiva da física do primeiro ano do ensino médio. Ajuda a perceber as desvantagens dessa obra.


O enunciado do exercício de física é o seguinte:

Exercício de física:
A imagem abaixo mostra o trajeto dos carros, na situação atual (em verde) e segundo o projeto do Estado (em vermelho), orçado em 1,4 milhões de reais.



a) Considerando uma velocidade média de 20 km/h
dos carros nesse setor, calcule o tempo que os
motoristas ganharão ao atravessar a praça em
linha reta.

b) Determine o custo por segundos ganhados
pelos motoristas para chegar em casa.

c) Sabendo que o preço de uma ciclovia custa cerca
de 250.000 reais por quilômetro, você poderia fazer
mais de 5 km de ciclovia na cidade. Se você foi prefeito,
o que você escolheria? Destruir a praça centenária ou
fazer a ciclovia de 5 km?

d) Pergunta desafio: Se o caminho dos carros for mais curto, você acha que os engarrafamentos na Reta da Penha serão maiores ou menores?


Podem curtir também o artigo no facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=351466478316760&set=a.234884406641635.59822.196175097179233&type=1

Agora, a página do blog no facebook tem uma atividade bem maior do que o próprio blog! Os tempos mudam. Podem ir lá e curtir! Link para a página:
https://www.facebook.com/VitoriaSustentavel