sábado, 8 de junho de 2013

Fotógrafo multiplica ciclovia em Vila Velha

O fotógrafo Marcelo Pasmim está multiplicando as ciclovias em Vila Velha! Ele é finalista do Concurso "Minha Cidade, Meu Olhar"! Basta curtir a foto dele no facebook para votar nele nesse concuros! Adorei e curti a foto dele, ou seja, votei para ele. E vocês gostaram?

Fotografia: Marcelo Pasmim

No resisti em escrever o que pensei: "Agora só falta a prefeitura de Vila Velha multiplicar as ciclovias de Vila Velha!"

Abraços cibernéticos,
Emmanuel!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ciclismo, energia, comida e rendimento

Vou participar do desafio Padre Anchieta.

Faz tempo que eu não participo de uma corrida mesmo se participo na categoria cicloturismo, não quero andar muito devagar!
Será que vai dar para manter uma média acima de 30 km/h? Vai depender do vento e da circulação. Nas cidades o trajeto não completamente liberado, terá que ter cuidado nos cruzamento!

A predição do vento pelo incaper é de 22 km/h direção SW para Vila Velha e Guarapari! Chuva leve de manhã (1,2 mm).

Na véspera de uma prova de ciclismo, tem que comer um bom prato de massa ou arroz, sem ultrassar 8-10 g de carboidratos par kilogramme de peso corporal segundo o site Francês nutri-cyle. Por exemplo, para uma pessoa de 70 kg, isso corresponde a 560 gramas. O site nutri-cycle também indica para evitar comer muitas fibras.

Eu gostaria de comparar a energia que daria para tirar com as glúcidas e com a potência total. Segundo o site da polar, Parece que o rendimento dos ciclistas se encontra entre 17 e 22%, seja, o resto é transformado em calor! Se eu consigo desenvolver em média 200 W no trajeto, se fico 3 horas, dá um potência total de cerca de 1 kW, ou seja, cerca de 3 kWh! Eu vou pesquisar quantos gramas de carboidrato precisaria no mínimo para ter 3 kWh disponível! Encontrei um artigo que está dando algumas pistas para fazer a correspondência entre carboidrato e energia disponível de maneira geral (sem ser específico para o ciclismo), resumido em uma tabela:

Nutrientes fornecedores de energia.
Quantidades disponíveis para um adulto (70-80kg)
Nutrientes
Estoque disponível imediatamente
Estoque de reserva
carboidratos

1g = 14 kJ
glicogênio músculo 350 g

6000 kJ
glicogênio figado 80 g

1500 kJ
lipides

1g = 37kJ
músculo 300 g

11000 kJ
adipócitos 9000 g

330000 kJ
lípido

1 g = 17 kJ
proteínas musculares, somente disponível depois de um jejum prolongado


Um site Francês de medicina deportiva, aconselha começar a beber uma bebida com fructose 90 minutos antes da corrida. Como o fructose se encontra em frutos, vou tomar meu suco verde coado (sem fibras) como quando eu vou trabalhar em dupla dosa porque normalmente faço meus 47 km para ir e voltar trabalhar mas hoje são 90 km. O suco verde é meu segredo! Lol!

Dupla dosa de suco verde, a Poção Mágica!


Segue o vídeo de divulgação do desafio!