quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

lei dos bicicletários em Vitória

Em 21 de setembro de 2012, foi modificado a lei orgânica de Vitória para incluir uma lei que define claramente a obrigatoriedade de bicicletários em:
- órgãos públicos administrativos;
- parques;
- shopping centers;
- supermercados;
- estabelecimentos de ensino;
- agências bancárias;
- igrejas e locais de cultos religiosos;
- estabelecimentos hospitalar;
- instalações desportivas;
 -museus e outros equipamentos de natureza cultural, com teatro, cinemas, casas de cultura;
- indústrias.

Além disso o PDU já define quantidade específicas de bicicletários para shopping estabelecimento de ensino, entre outros, como já publiquei em um artigo anterior intitulado Bicicletários segundo o PDU de Vitória/ES. Para lojas pequenas de até 70 m². O número de vaga é uma e vai aumentando proporcionalmente com a área 140 m² duas vagas etc...

O que deveria ser feito é a regulamentação da lei pelo executivo para definir, segundo o meu entendimento normas para implantar os bicicletários. Uma possibilidade seria usar normas compatíveis ou similares com o guia da transporte ativa que podem ser encontrados no artigo intitulado Como fazer bicicletários dessa ONG.

Precisamos saber se está pronta ou discutir ela afim de evitar que seja ainda possível implantar bicicletário obsoletos que são os mais frequentemente encontrados em Vitória.

Vitória já tem bicicletários bons no formato adotado no mundo inteiro há 20 anos com sucesso. O paraciclo mais difundido é simples e traz mais segurança para o ciclista, além de ser mais barato do que muitos outros bicicletários. Esse formato é um U invertido como na agência do Banco do Brasil da avenida Rio Branco (ver o artigo "Primeiro" bicicletário público e adequado de Vitória):

bicicletário da agência do BB da av. Rio Branco

Um artigo da gazeta fala sobre essa lei: Estabelecimentos de Vitoria deverão ter estacionamentos para bicicletas


------------------------ LEI No 8.352 (lei dos bicicletários)--------------
Dispõe sobre a reserva de local para o estacionamento de bicicletas.
O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, faço
saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono, na forma do Art. 113,
inciso III, da Lei Orgânica do Município de Vitória, a seguinte Lei:
Art. 1o. É obrigatória a reserva de espaço para o estacionamento gratuito de
bicicletas em toda área pública e privada que gere tráfego de pessoas e veículos.
Art. 2o. Para fins desta Lei, entende-se como área pública e privada geradora de tráfego de pessoas e veículos, os seguintes locais:
I – órgãos públicos administrativos;
II – parques;
III – shopping centers;
IV – supermercados;
V – estabelecimentos de ensino;
VI – agências bancárias;
VII – igrejas e locais de cultos religiosos;
VIII – estabelecimentos hospitalar;
IX – instalações desportivas;
X – museus e outros equipamentos de natureza cultural, com teatro, cinemas, casas de cultura;
XI – indústrias.
Art. 3o. A segurança dos ciclistas, do seu veículo, e dos pedestres é fator
determinante para a definição do estacionamento gratuito de bicicletas.
Art. 4o. Os estacionamentos de bicicletas poderão ser de dois tipos:
I – bicicletários – espaço destinado ao estacionamento de bicicletas, por
período de longa duração;
II – paraciclo – espaço em via pública, destinado ao estacionamento de bicicletas, por período de curta e média duração.

Parágrafo único.
Os estacionamentos deverão disponibilizar, no mínimo, 10 (dez) vagas para bicicletas.
Art. 5o. Esta Lei será regulamentada pelo Poder Executivo em 120 (cento e
vinte) dias contados da sua publicação.
Art. 6o. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio Jerônimo Monteiro, em 19 de setembro de 2012.
João Carlos Coser-Prefeito Municipal

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ratatouille 100% orgânica

Semana passada eu recebi minha primeira encomenda de produtos orgânico do Domaine de France. Os produtos podem ser comprados online na loja virtual. A reserva dos produtos é feita antes de terça-feira 18H para receber a encomenda sexta-feira de manhã em casa. O menor valor de encomenda é de 200 reais. O pagamento é efetuado com um boleto.

Ali encontrei alguns produtos orgânicos de região que não encontrei em outros lugares como pimentão vermelho, molho de tomate, tomate seca orgânica e farinha de trigo, por exemplo.
Aproveitei essa primeira entrega para fazer uma ratatouille 100% orgânica a partir de pimentão vermelho e verde, abobrinha, berinjela, cebola e tomate. Comprei os tomates na loja só orgânico que fica no Ortomercado. Encontrei as cebolas na feira orgânica. Usei também um azeite orgânico. Na verdade, usei um sal de mar de Guérande (não orgânico) então deve ser somente 99,9% orgânico!

A gente pode encontrar os produtos orgânicos do Domaine de France em alguns locais de Vitória, no Sabor da Terra (no shopping Day by Day) e nos supermercados Carone, por exemplo.

Et voilá, o resultado, la ratatouille "bio":


Hoje foi nosso prato principal acompanha de batata quente (orgânica) com gorgonzola mas essa associação não é muito comum. Foi "bom dimais"!! O segredo da preparação é preparar cada ingrediente separadamente. Antes eu usava uma panela para cada ingrediente. Hoje simplifiquei, usei uma frigideira e essa panela de ferro fundido azul. Na frigideira refoguei todos os ingredientes com azeite com fogo relativamente alto mas um por um, antes de transferir eles para a panela. Deixei a panela com fogo baixo.



Links:
Feiras orgânicas de Vitória

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Plástico no oceano que mata albatrozes

Prezados leitores, me emocionei hoje ao ver um filme que mostra o trágico destino de albatrozes na Ilha de Midway, no meio do oceano Pacífico. A ilha  se encontra numa região do oceano onde o lixo flutuante se concentra. Ela é chamada de Grande Porção de Lixo do Pacífico ( acesa a página do wikipedia em Português) . Vale apena ver o artigo Inglês da wikipedia sobre esse fenômeno que é muito mais completo do que o artigo Português.

Encontrei um artigo interessante sobre o assunto que resume a situação. http://www.cheaptents.com/blog/midway-albatross-waste-plastic/

O plástico acumulado na superfície é modificado pelas radiações solares. Vários produtos tóxicos como o bisfenol-A são liberados e entram na cadeia alimentar. Um dia estarão no seu prato se já não está presente!
Um outro problema dramático é apontado pelo filme e leva a morte dos albatrozes. Deixo você conferir. As imagens são muito tristes e fortes.




MIDWAY : trailer : a film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.


Depois disso, não me arrependi de ter catado todo o lixo que pude quando fiquei na Praia do Forte em Cabo Frio. Eu chegava com dois sacos plásticos, um servindo de luva e o outro de lixeira. Eu geralmente consegui encher totalmente um saco plástico de supermercado somente ao limpar a área ao meu redor na praia. Na época eu lembrei das tartarugas mortos por ter ingerido plástico como mostrou o Projeto Tamar.

fonte: Projeto Tamar (Lixo X Tartaruga)

O site ecodesenvolvimento identica que a ingestão de plástico causaria 60% das mortes das tartarugas! Eu queria que cada leitor se sensibilizasse e pensasse na próxima vez que ir na praia para não deixar nenhum pedaço de plástico ir no mar, nem que for de outras pessoas. Se 6 bilhões de pessoas deixam ir um pedaço de plástico ao mar por dia, são 6 bilhões de pedaços de plásticos por dia pronto para encher essas grandes porções de lixo que levam a mortes trágicas de bichinhos indefesos que não tem nada ver com isso.

Vocês podem ver as tristes fotos dos Albatrozes mortos no google images:
https://www.google.com/search?q=albatros+midway+island

Um triste exemplo:

Albatroz por Chris Jordan

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Opções para continuar de bike na chuva


No verão, temos calor e chuva. Já discuti como driblar o calor num outro artigo agora passou da hora de falar de algumas opções para driblar a chuva!

Eu vou falar de 3 opções: o telhado integrado na bike, a capa de chuva, o sistema para prender guarda-chuva no guidão.

1) Eu já falei do telhado integrado que usei bastante tempo na minha bike. Era muito bacana. Além de proteção contra chuva, costumava fazer com que os motoristas se comportassem de maneira um pouco mais respeitoso ao ver um "veículos diferente"! O telhadinho é feito com uma parabrisa similar usados em motos no qual é espetado um telhado feita como um barraca, com tecido impermeáveis e vara de fibro de vidro. Tem laterias de plástico transparente. É bacana mas com o aumento dos buracos, desníveis em Vitória, não dava mais para andar muito acima de 20 km/h o que e necessário para mim como meu trabalho fica a 23 km de casa! Alias se alguém se interessar por meu telhadinho que sofreu eu estou vendendo ele. O sistema consiste em um kit que é montado numa bicicleta comum! É legal!

A capota bike (eu), flagrado de baixo da Terceira Ponte
que liga Vitória a Vila Velha


Já falei desse telhado da Veltop em 2 outros artigos:
Um telhado para sua bicicleta
Capota bike flagrada em Vitória (eu)


2) Eu uso agora mais uma capa de chuva específica para ciclismo que consegui comprar no mercado livre que agora está infelizmente em falta. Esse tipo de capa de chuva está infelizmente muito difícil de encontrar no Brasil, só encontramos capa de chuva comuns que se adaptam mais ou menos bem ao seu uso na bicicleta.
Para ter um funcionamento ótimo, a capa de chuva precisa ser específica para ciclistas. Tem um formato específico e permite que o ciclistas segura a capa com as mãos no guidão para não voar em caso de vento forte. A capa também oferece também proteção lateral em caso de chuva de vento. Ela dá quase a mesma proteção do que o veltop. É menos confortável que o telhadinho e a gente sente um pouco mais calor porque tem menos espaço mas o peso é bem menor e não impede pular calçada, passar buracos. Isso o telhado veltop não permite fazer! Minha capa de chuva atual tem dois problemas principais, é escura e não tem refletores bons, não é muito seguro para se deslocar a noite e esquenta bastante durante o dia. O ideal seria uma capa mais clara ou vermelha que absorve menos calor com bandas refletores. Pretendo pedir minha família que está na França comprar para mim uma capa vendida lá. É a Super Praktiko vendida nesse link no site Francês lecyclo.com. Segundo relato do colega Leonardo do Grupo Ciclistas Vitória (facebook), existe uma capa de chuva da nautika que serve para ciclistas. Ela pode ser encontrada em loja de pesca/camping.
Capa de chuva com refletor

3) A terceira opção que pode ser utilizada por quem não anda muito rápido é o sistem que fixa a guarda-chuva no guidão. Tem várias opções no site dx.com (dealexterme.com) que podem ser encontradas nesse link.

Braço para fixar guarda-chuva no guidão
A outra opção e ir de ônibus ou de carro, mas eu pessoalmente não gosto muito isso. É justamente em dia chuvoso que tem mais engarrafamentos. Eu costumo dizer como uma brincadeira que dia chuvoso é o melhor dia para andar de bike, justamente porque tem mais engarrafamentos!

Boas pedaladas na chuva!