sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Encontre sua feira orgânica nas férias

Se você tem a oportunidade de viajar nas férias, talvez você queira saber se encontrará uma feira orgânicano local onde passará suas férias?
Talvez até muda de local para encontrar uma feira orgânica e evitar ingerir agrotóxicos? Você pode encontrar esse mapa no site do IDEC, Instituto Brasileiro do Consumidor um mapa das feiras orgânicas no brasil: http://www.idec.org.br/feirasorganicas


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O shopping VItória está cheio de ciclistas

Eu voltei no shopping Vitória hoje e adorei. O bicicletário estava cheio de bicicletas!

Bicicletário 80% cheio! Isso somente 6 meses depois da sua implantação. Eu testei esse bicicletário em 29 de agosto e gostei muito! Tinha poucas bicicletas ainda na época! Enquanto isso, outros shopping como o Norte Sul ainda não tem bicicletário. Pior o Shopping Mestre Álvaro nasceu lastimavelmente sem bicicletário nenhum e a avenida João Palácio que passa na sua frente apesar de ter um fluxo intenso de ciclistas também não está contemplada por ciclovia enquanto está sendo duplicada e a prefeituea de lastimavelmente Vitória engavetou a ciclovia do novo Viaduto da Vale no jardim Camburi porque não tinha fluxo de ciclistas, ali num lugar sem acesso para ciclistas... Eu já enxergo que a competitividade de Vitória vai se tornar uma das piores para empresas por causa do trânsito e o apocalipse motorizado, não está longe como no Rio de Janeiro!

Enfim, parabéns ao shopping Vitória! Tu estás muito a frente das mentalidades da maioria dos gestores, empresários de Vitória!

Aqui está meu depoimento! No youtube (o vídeo não é encontrada por blogger.com, não sei por quê. Primeira vez que acontece isso!)




Grande abraços a todos os leitores, participantes. Feliz Natal. Muita saúde. Muit felicidade. Muito respeito!


domingo, 16 de dezembro de 2012

Obra sem ciclovia: desrespeito aos ciclistas continua


A casa caiu!
Hoje fui por acaso até o fim da ciclovia da Orla de Camburi e lembrei que de baixo do viaduto da Vale deveria passar uma ciclovia. Ô surpresa quando cheguei ali e percebi que a ciclovia para na orla e não leva os ciclistas por dentro do bairro. Mais uma vez a prefeitura cancelou uma infraestrutura para ciclistas. Já aconteceu algo parecido com os quiosques da praia de Camburi que foram entregues sem bicicletários. Com uma ciclovia que dá acesso ao bairro continuamos com uma ciclovia para o passeio de domingo? Fala sério!

No projeto divulgado tem ciclovia ou bicicletário.
No fim das obras nada...

Fonte Gazeta Online

Percebem a diferença entre o projeto e realidade?



Assim são tratados os cidadãos em Vitória?

Não surpreendentemente a relação dos cidadãos com o poder é conflitual e a cidade se mantem extremamente violenta. Se é assim num bairro de classe média, imagino que não devo ser melhor num bairro de classe baixa. Assim deve ficar fácil manipular os jovens que entrem facilmente no tráfico de droga. Assim a violência continua muito alta... Tudo é interligado. Se poucos acreditam no poder público como será possível que as coisas melhoram? Não é o ponto de partido?

O que é possível sem o respeito dos cidadãos pelo poder público? Sinceramente não sei!


Eu tinha colocado no mapa cicloviário de Vitória, uma linha amarela correspondendo ao projeto de ciclovia abrigado pelo viaduto da Vale e coloquei para verificar se está andando bem. Acesse o mapa nesse link.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bicicletários no Brasil e no Japão...

Enquanto no Japão, eles já fazem bicicletários assim:



No Brasil, muitas vezes nem conseguimos um paraciclos assim de 200 reais!!


Isso é o século XXI! Bem vindos!!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Transforme seus hábitos!

A feira do Verda 2012 (Vitória), fez a proposta de transformar seus hábitos. E você, o que você mudou para ser mais sustentável comparado a seus hábitos?

Eu acho interessante pensar a respeito das coisas que temos guardar, a "boas tradições", e as coisas que precisamos mudar. Esse própria reflexão está sempre em evolução ao longo do tempo, em função da nossa consciência. Penso de maneira totalmente diferente hoje do que alguns anos atrás. Minha consciência aumentou muito. Minha consciência ficou a frente das minhas ações e chega até a poder gerar conflitos!


Essa proposta da feira do verde caiu muito bem. 2012 é justamente o ano em que fiz várias mudanças para me tornar uma pessoa mas sustentável! Compartilho aqui essa mudanças:

1) Comecei o ano pensando no produtos orgânicos. Eu limitar minha ingestão de agrotóxicos. São os famoso 5 kg de agrotóxicos por pessoas por anos! Foi justamente o ano em que a prefeitura de Vitória escolheu para implantar uma feira orgânica na Praça do Papa que começou 21 de março de 2012. Montei mais recentemente um grupo no facebook para discutir esse assunto no estado: Grupo "Produtos orgânicos ES". O grupo está ainda engatinhando com poucos participantes. Ainda é difícil encontrar nas feiras algumas frutas mais simples aqui como laranja (atualmente), maçã e manga, por exemplo. Uma coisa que gosto de fazer é ir na feira orgânica do Bairro vermelho com minha esposa de bicicleta! É bom demais, super tranquilo, agradável!

2) Descobri várias coisas novas quando me interessei na alimentação viva ou crudivorismo. Comecei em abril a consumir green smoothie industrializados nos Estados-Unidos no café da manhã e continuei com Green Smoothies naturais de volta no Brasil. Voltei a comer mais verduras, saladas e a fazer sucos a noite no lugar do chá. Abandonei muito os produtos industrializados que costumam conter conservantes, produtos cancerígenos...
Em vez de comer biscoitos, por exemplo, eu passei a comer damasco seco ou uva passa com castanhas.
Eu emagreci mas eu  fiquei em particular muito mais saudável com menos gases intestinais, menos dores de barriga, e menos dores nas costas.
Eu culpava principalmente a água que antigamente eu bebia de garrafão. Depois dos escândalos que mostraram que algumas empresas capixabas usavam encanamentos enferrujados passei a usar um purificador da Europa mas ouvi falar que não é tão saudável segundo alguns gastro-enterólogo. No crudivorismo usa-se basta água de origem vegetal o que eu acredito deve ser mais saudável mas não tenho certeza! Usa-se por exemplo a água de coco.

3) Installei uma composteira Jora e reduzi drasticamente minha quantidade de lixo. Meu lixo orgânico é transformado em adubo! Estou fazendo crescer grama de trigo na primeira leva de adubo. É impressionante. Isso é bom para mim e em particular para o planeta porque reduz a produção de metano (CH4) na atmosfera, um gás que provoca mais efeito estufa do que o dióxido de carbono!

4) Algumas semanas atrás, decidi ir trabalhar somente de bicicleta. Antes eu alternava entre carro e bicicleta. É um pouco difícil, porque meu trabalho é longe é preciso fazer 47 km por dia! Meu tendão de áquiles talvez vão aguentar o trampo! Eu estou usando de vez em quando uma bicicleta híbrida (elétrica/propulsão humana) para aliviar um pouco minhas articulações e meus tendões que infelizmente não são tão resistentes quanto eu queria!

5) No início da semana da feira do verde, foi instalado na minha casa um aquecedor solar pela empresa Engearte! É maravilhoso, parece que sinto o calor do sol quando tomo banho. Evito gastar quilowatt-horas de energia elétrica capixaba que é muito suja e que está cada vez pior devido principalmente a implantação de uma nova termelétrica (nada a ver com a matriz brasileira que e bem mais limpa).

6) Desenvolvi recentemente uma técnica para secar as mãos sem gastar papel nenhum. Eu acho tão absurdo que se gasta tanto papel para secar as mãos enquanto poderiam ser usadas tolhas reutilizável...
Preciso ainda fazer um artigo sobre isso mas já posso explicar rapidamente como funciona. Utiliza um pouco de física, nada demais! O atrito é usado para evaporar a água das mãos! Basta bater inicialmente as mãos e esfregar elas devagar, logo você percebe que as mãos estão secas! Incrível? Gostou?

Tenho outras "ideias sustentáveis na cabeça ainda não implementadas e que talvez não implementarei:
- instalar um telhado verde para melhor o conforto térmico e gastar menos energia elétrica com ar condicionado
- como o Espírito Santo tem uma matriz energética suja e cada vez mais suja, penso também na  implantação de painéis fotovoltaicos e talvez acoplado com um pequeno gerador eólico assim que entrar em vigor a lei que permite interconectar essa produção elétrica com a rede (tie-grid) afim de poder usar essa minifábrica de energia elétrica sem bateria. Eu vi por exemplo um gerador fotovoltáico de 1,5 kWh nominal da Mitsubishi  que pode permitir gerar em torno de 200 kWh por mês. Não é barato mesmo, tem que querer muito!
- substituir totalmente meu carro por um velomóvel, um tipo de bicicleta um pouco especial que pode proteger da chuva como um carro e permite alcançar velocidade bem mais alta do que uma bicicleta!
- usar um chuveiro mais econômico (pulsado)
- talvez outras ideias que esqueci agora...

Enquanto isso continuo tentando promover o uso da bicicleta como meio de transporte na Grande Vitória, o que realmente não é uma tarefa simples!

sábado, 1 de dezembro de 2012

Eu vi. Nunca vi. Aqui e ali.

Aqui, vi tanto reasfaltamento de grande avenidas mas
nunca vi manutenção de ciclovia bem feita,
nunca vi rua transformada em ciclovia, 
nunca vi nem ouvi falar em policial multando carros estacionados em ciclovias,
nunca vi ciclovia que não alaga,
nunca vi lombada tão alta do que na ciclovia da Orla de Camburi.
nuca vi ciclovias destruídas por obras ser consertadas e voltar a ser como eram antes
Aqui, eu vi obras interditando totalmente ciclovia sem desvios organizados para os ciclistas.
mas aqui, nunca vi avenidas totalmente interditada para carros sem organização de desvio.
Aqui, eu vi ciclovias cheias de desníveis destruindo os braços e costas dos ciclistas mais resistentes,
Eu vi ciclistas arriscando suas vidas ao atravessar o Centro de Vitória.
Aqui eu não vi dignidade para os ciclistas.
Aqui, eu não vi qualidade de vida.


Assim são tratados os ciclistas. Sem dignidade, sem seriedade, com muito desrespeito. São eles cidadãos inferiores, aqueles mesmo que não poluem e não engarrafam uma cidade tão poluída e tão engarrafadas? Engarrafamentos e poluição não são os dois maiores problemas dessa cidades após os homicídios?

Eu fui na Holanda, em Eindhovem. Trabalhei 6 meses ali e fui todos os dias trabalhar de bicicleta.
Ali, nunca vi ciclovia que alaga com chuva quase quotidiana.
Nunca vi lombada em ciclovia na Holanada.
Nunca vi ciclovia destruída em 6 meses de commuting de bike na Holanda.
Nunca vi ciclistas frear para evitar carro.
Eu vi ciclistas com dignidade.
Eu vi respeito.
Eu vi qualidade de vida.

Aqui, precisamos fazer pior ?