quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bicicletada amanhã!

Amanhã é a bicicletada de agosto com oficina mecânica a partir de 18h do lado do cinema Metropolis. A bicicletada sairá as 19H30, andando pela rotas alternativas se as pessoas concordam! Uma regra básica da bicicletada é a horizontalidade. Decidimos em conjunto o percurso!


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A nova era dos bicicletários em Vitória

No 25 de julho de 2012, o shopping Vitória instalou um bicicletário. Eu fui lá testar ele. O bicicletário do shopping é um grande avanço! De fato, o shopping Vitória que é um símbolo da capital pra muitos capixabas, abriu talvez uma nova era em Vitória, a "nova era dos bicicletários" que se carateriza por mais dignidade dos ciclistas.

O bicicletário foi instalado numa área cercada com bastante espaço o que evita  a passagem de pedestres. Ele permite prender a bicicleta com segurança. Só não garante o apoio lateral seguro como os bicicletários em U invertido mas como o bicicletários está cercado, normalmente não deve haver muitos problemas.




O bicicletário foi instalado após uma bicicletada que foi protestar na entrada do shopping Vitória para reclamar da falta de bicicletário no próprio Shopping.


Novidade: Hoje, 30 de agosto fui no shopping para resolver algo e tinha um segurança para tomar conta das bicicletas. Ainda mais segurança para os ciclistas! Parabéns ao shopping!


Outro artigos sobre bicicletários:
Primeiro bicicletário público bom (Banco do Brasil da Rio Branco)
Bicicletários no PDU (lei) de Vitória
Bicicletários obsoletos da Curva da Jurema
A UFES "sem" bicicletários
Quiosques da orla de Camburi sem bicicletários!
Técnica para prender uma bike num paraciclo em U invertido com segurança máxima

Comentário: no shopping Vitória só dá para prender a bike em um único ponto, sendo o ideal com uma trava em U boa como por exemplo essa trava da marca kryptonite na loja virtual ciclourbano e prender a roda dianteira  com um cabo kryptoflex , diponível na loja amazon.com, por exemplo ou com uma outra trava, preferencialmente de natureza diferente para dificultar o trabalho do ladrão como explicado no vídeo sobre técnica para prender).

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Imperdível: Enrique Peñalosa em Vitória!

O seminário “Mobilidade Urbana é Solução” promovido pela Rede Vitória no 4 de setembro vai trazer o ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa que vai apresentar uma palestra. É um evento imperdível para as pessoas interessados na questão da mobilidade urbana.

Segundo o artigo da Folha Vitória, o evento oferece 100 vagas abertas ao público. As inscrições podem ser confirmadas pelo email: mobilidade@folhavitoria.com.br.

O ex-prefeito de Bogotá justamente implantou BRTs e ciclovia. O resultado, além de melhoria do trânsito, foi, por exemplo, a diminuição da taxa de homicídio de um fator 5 em poucos anos. Como mostrei em outro artigo (ciclovia também reduz taxa de homicídios) a respeito dele, ele diz que em Bogotá as ciclovias  são a semente de tudo!

Para saber o que aconteceu com a cidade de Bogotá que era considerada a pior cidade do mundo e que se transformou em poucos anos, vale a pena assistir ao filme Bogotá change:

(início do filme)

O ex-prefeito de Bogotá hoje é um dos consultores mais renomado do mundo na questão da mobilidade urbana. Muitas informações podem ser encontradas na sua página oficial: http://www.enriquepenalosa.com/



Novidade! Recebi a programação do evento .Vai encerrar as 12H. A palestra de Enrique Peñalosa é às 10H (somente meia hora!).
8h30 abertura com cafézinho
9h abertura do evento com o presidente do grupo Buaiz
9h10 fala do governador
9h30 apresentação do programa de mobilidade metropolitano PMM, Fábio Damasceno
10h Depoimento de Enrique Peñalosa
10h30 fala de Wagner Colombini especialista em transporte/logística
11h30 mesa redonda com representante do BNDS, Fábio Damasceno,representante do GVBus, secretários de transporte das prefeituras da Grande Vitória, Wagner Chieppe do Es em ação.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Atravessando Vitória tranquilamente no programa Em Movimento

Finalmente atravessei Vitória sendo filmado por jornalistas do programa Em Movimento. Foi Maravilhoso. Mais uma vez muito prazer para atravessar Vitória nas rotas alternativas, evitando carros e calçadas ao máximo.

O Ciclista Capixaba que emprestou a câmera colocou o programa no youtube:


Ficou muito legal. Agradeço a Jornalista Tati e sua equipe muito bacana!

Quem quiser conhecer um pouco as rotas alternativas segue esse link no meu blog ou vai diretamente no mapa interativo das rotas alternativas no Google Maps. Quem quiser pode quer ser acompanhado por um ciclista experiente para sua primeira ida de bike para o trabalho, basta pedir um Bike Anjo.

Link para a matéria no site da glob: http://redeglobo.globo.com/tvgazetaes/em-movimento/noticia/2012/08/em-movimento-acompanhamos-uma-rota-alternativa-de-bicicleta.html

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A lei de Vitória que institui o Plano Diretor Urbano tem como diretriz de Política de Mobilidade Urbana a priorização das ciclovias em detrimento do estacionamento de carros nas vias.
A lei já existe há 6 anos e quase nada, 250 metros!
Já morreram ciclistas no Centro. Morreu por exemplo pelo menos um ciclista em 2011 e receio que outros morrem por causa disso.
Se morre amanhã um ciclista, os atuais responsáveis na PMV deverão ser responsabilizados?
Para mim, não fazer ciclovia hoje me parece totalmente imoral enquanto são gastos milhões em asfalto principalmente para o simples conforto dos motoristas não se prioriza a vida dos cidadãos mais sustentável da cidade que andam de bicicleta. Como um gestionário faz para não tomar essa decisão. Ele está sendo coagido para alguma força do mal? Ele consegue dormir? Está com a consciência leve? Ou simplesmente não tem consciência disso?
Não fazer ali uma ciclovia emergencial baratíssima, retirando os estacionamentos da via para dar lugar a uma ciclovia parece tão absurdo para mim! Basta aplicar o PDU de Vitória. Retirar as vagas de estacionamento e fazer uma separação entre as bicicletas e os carros
O Centro, um dos locais mais perigoso para ciclistas em Vitoria.

Olhem o que acontece acontece quando um ciclista atravessa Vitória nas avenidas do Centro:
Os cidadãos que tem respeito para o próximos, para a vida, que querem menos engarrafamento no Centro, menos poluição em Vitória podem assinar o abaixo assinado pedindo a ciclovia do centro de Vitória. Longa vida a cidadãos de bem que não engarrafam e não poluem a cidade.
Assine o abaixo-assinado da ciclovia do Centro de Vitória: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=ciclovix

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

planejando um circuito eletrônico para medir a distância de segurança de 1,5 m

Motoristas devem em princípio passar a mais de 1,5 metros de um ciclista. Essa lei porém não é aplicada. É possível montar um circuito eletrônico medindo a distância ou acionando luz ou uma sirena quando um veículo passa perto demais dele.
O circuito pode ser feito com uma placa arduino, um sensor de distância usando ultrasom, um relê compatível Arduíno, uma bateria e uma sirena. 

Estou pesquisando sobre esse assunto para tentar montar um sistema. O Ben Heck Show descreve como construir esse circuito (esse vídeo é um pouco complicado e vamos fazer um circuito mais fácil de entender!):




Vamos ver se a gente consegue fazer um circuito parecido com o circuito feito para o CQC que liga uma sirena quando um veículo passa a menos de 1,5 metro afim de fazer vídeo de divulgação a respeito desse problema.

Podemos provavelmente fazer o circuito com os mesmos componentes usados pelo laboratório de garagem de São Paulo, para fazer um sensor de estacionamento: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/projeto-sensor-de-estacionamento-com-arduino. 
A precisão do sensor de distância é de uma polegada (2,54 cm), permite medir distâncias entre 0 e 6,5 m (255 polegadas) o que é suficiente para o circuito planejado. O preço é um pouco salgado.
Encontrei um sensor um pouco mais preciso (1 cm de precisão) mas que funciona entre 4 cm e 3 metros somente. Parece ser mais adaptado e é um pouco mais barato.

É possível também comprar os sensores no site dealextreme, é muito mais barato mas demorar entre 30 e 50 dias para chegar no Brasil. Eu estou pensando que essa lista deveria ser suficiente
Sensor de distância modelo 1 5,10 US$, modelo 2 4,00 US$
placa compatível arduino 24,40 US$ (a verificar)
opção 1(buzzer): buzzer 1,90 US$ (para usar no lugar da sirena)
opção 2(sirena):
relê para usar com sirena 2,40 US$
sirena 12,80 US$
bateria 12V 19,90 US$ (deve dar para achar uma bateria mais barata!)

fonte: http://lifehacker.com/5844074/avoid-bicycle-crashes-with-a-diy-distance-warning-system

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Caminhada ecológica na Praia de Camburi

No próximo domingo, 19/08/2012 as 08h30min, vai acontecer a 2ª CAMINHADA ECOLÓGICA da Praia de Camburi.

Segundo a Associação dos Amigos da Praia de Camburi, fudo estará a favor, maré baixa, tempo bom e o visual nem se fala. Encontraremos no deck da praia, em frente ao Banco Itaú e iremos até a região dos Recifes Naturais. Podem convidar amigos e familiares, divulguem! Entre em contato para maiores informações e até lá...

Serão distribuídas camisas com a logomarca da AAPC por ordem de cadastro através. do email: aapcamburi@hotmail.com.
Serão 10Km de caminhada ida e volta.
 
 

Hövding: o capacete invisível para ciclistas

Duas suecas pesquisaram 7 anos acidentes de ciclistas com a ideia de fazer uma capacete mais confortável. O resultado é o capacete Hövding que está sendo vendido on-line na União Europeia por 595 US$ desde novembro de 2011.
 O colar usa um airbag escondido num colar que parece combinar com o espírito do Cycle Chic. Quando tiver um impacto, um sensor aciona uma bomba que encha o airbag em 0,1 segundos. O colar pesa 680 gramas é utiliza uma bateria.




O filme The Invisible Helmet que participou do Festival 'FOCUS FORWARD - short films, Big Ideas" descreve muito bem a história da concepção do capecete pelas  duas Suecas.



The Invisible Bicycle Helmet | Fredrik Gertten from Focus Forward Films on Vimeo.

domingo, 12 de agosto de 2012

Qualidade do ar de Vitória

Segundo o blog do vereador Serjão, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI-Respira Vitória), formado para discutir novos padrões da qualidade do ar de Vitória, realiza sua primeira reunião no próximo dia 14 de agosto, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal.  No grupo Fala Vitória do facebook o vereador convidou os cidadãos a comparecer. 

Um artigo científico que estudou a poluição e as doenças pulmonares em crianças de menos de 6 anos não encontrou na época valor elevadas de poluição. Desde então os índices de poluição aceito pela OMS foram modificados e de fato a poluição em Vitória estaria atualmente acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde segundo esse artigo do portal globo de setembro de 2011. Por isso investi em uma máscara anti-poluição e porque já comecei a ter irrtações constantes na garganta. Essa máscara protege não só do material particulado (MP10 e MP2,5) mas também de gases irritantes como NOx, SO2, para me deslocar de bicicleta com uma boa proteção contra essa poluição atmosférica.


Voltando do trabalho de bicicleta com uma máscara anti-poluição

Sempre é discutido a poluição em Vitória sempre apontando para as empresas poluidoras, Vale e CST mais eu nunca tinha visto nenhuma análise séria desse assunto até agora. Então eu fazer esse trabalho a partir dos dados disponíveis na internet, ou seja no site do IEMA: http://www.meioambiente.es.gov.br, é possível obter dados de emissão de material particulado, gases CO, NOx, SO2 e compostos orgânicos voláteis. Basta clicar no link Qualidade do Ar e ir até o link Inventário de Fontes de Emissão de Poluentes Atmosféricos da Região da Grande Vitória. Os anexos B e C contém grandes partes dos dados numéricos na forma de planilha.

A partir dessas planilhas, é possível reorganizar a tabela para ver as empresas mais poluidora e acrescentar outras fontes de poluição como em particular os veículos motorizados.

Segue uma tabela contendo grande parte das fontes de poluição:

Fontes principais de poluição atmosférica da Grande Vitória
É interessante ver que a maioria da poluição de material particulado (MP) é provocada pela ressuspensão de MP pelos veículos motorizados mas obviamente esse valor seria muito menor se as grande poluidores não emitisse tanta poluição. De fato a ressuspensão devido ao veículos automotores corresponde a 2742.8 kg/h ou seja cerca de 67,8% do pó em suspensão. A Arcelor-Mittal (246 kg/h) e a Vale (633,3 kg/h) representam 76,3% da emissões de MP da poluição industrial na grande Vitória (total de 1151,5 kg/h). A Vale represantaria 55% da poluição industrial e a CST, 21,3%.

Assim é fácil deduzir que as duas medidas principais para reduzir a poluição de MP em Vitória:
- reduzir as emissão de MP da Vale e da Acelor-Mittal,
- diminuir a circulação de veículos motorizados.

Uma excelente medida seria portanto promover a bicicleta como meio de transporte! O desenvolvimento de um transporte público de qualidade pode ser também importante mas seria muito importante pensar em um meio de propulsão mais limpo do que o atual, muito poluente. Poderia ser feito como em São Paulo, investir de novo em ônibus com propulsão elétrica que não polui a cidade e que é muito mais eficiente energeticamente falando. Os motores térmicos dificilmente tem eficiência maior do que 30% enquanto os motores elétricos facilmente ultrapassam 80% de eficiência...

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

os famoso 1,5 metros e a engenhoca do CQC com Rafinho Bastos

Os ingredientes desse vídeo genial que discute a mobilidade urbana dos ciclistas paulistas em 2009 são os seguintes:
- 1,5 metro, a menor distância que um carro tem que manter para ultrapassar um ciclista
- a engenhoca que aciona uma sirena quando um carro se aproxima a menos de 1,5 metro do ciclista
- Rafinho Bastos do CQC


Meio ambiente em Vitória e Linhares

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) de Linhares tem por finalidade assegurar a promoção do desenvolvimento sustentável da cidade de Linhares, formulando e implementando as políticas públicas voltadas para a preservação, conservação e uso sustentável da natureza e seus recursos hídricos, com respeito à diversidade.
Outro papel importante que a Secretaria desenvolve é a análise dos pedidos de anuência para implantação de qualquer atividade potencialmente poluidora no município de Linhares, aplicando de forma sistêmica a legislação ambiental, o Plano Diretor Municipal e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, de forma a promover junto as demais secretarias afins o desenvolvimento econômico sustentável do município.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) foi criada com a proposta de consolidar a Política Municipal de Meio Ambiente.
São atribuições da Semmam cadastrar, licenciar, monitorar e fiscalizar condutas, processos e obras que causem ou que possam degradar a qualidade ambiental; estimular e realizar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de caráter científico, tecnológico, cultural e educativo, objetivando a produção de conhecimento e a difusão de uma consciência de preservação ambiental; conceder licenciamento ambiental para atividades e obras; monitorar níveis sonoros em quaisquer estabelecimentos e medir a balneabilidade das praias.

 A gente vê que a SEMMAM de Vitória é essencialmente operacional (aplicar leis ambientais), além disso promove pesquisa e difusão de uma consciência de preservação ambiental. Não vi muita divulgação.
Ao contrário em Linhares.

Em Linhares foi criado em 2009 o FUNDEMA que corresponde a 1% da arrecadação do município. Um dos objetivos desse fundo é promover melhorias da qualidade de vida no município de Linhares. Aí que a gente vê o que pode fazer a diferença! O vídeo abaixo mostra o discurso oficial do secretário de Meio Ambiente de Linhare. Parece muito legal!


Como está a mobilidade urbana dos ciclistas em Linhares?

Juiz parando obra do VLT em Cuiabá

Essa notícia foi a mais absurda que li a alguns tempo. Um juiz parou uma obra de VLT porque ele gosta mais de BRTs que fica mais barato. Mais será que ele sabe que são duas coisas totalmente diferentes? O VLT traz um   conforto infinitamente maior, não polui a cidade. Faz uma diferença enorme! Não sou formado em direito mas os argumentos do juiz não parecem ser muitos sério. Onde o juiz viu que não teria o número de clientes suficiente? Parece realmente que ele não entende muita coisa de mobilidade urbana e de qualidade de vida. O único argumento que parece valer é quando ele diz que o município não investe o minimo legal em educação. Mas será que a verba do VLT pode ser transformada em verba para a educação? Parece que não...


fonte:

http://www.mobilize.org.br/noticias/2566/justica-federal-suspende-obra-de-vlt-em-cuiaba.html

sábado, 4 de agosto de 2012

Jan Gehl revolucionou o urbanismo


O arquiteto Jan Gehl revolucionou o urbanismo.

Uma grande sacada dele é que essa história de construir ruas para diminuir o trânsito é balela. Quanto mais rua se constrói, mais trânsito aparece. Quanto mais ciclovia, mais gente abandona o carro.

"Enquanto era ainda jovem arquiteto, ele projetou fechar a rua para os carros nos anos 60.

Copenhague não aceitou facilmente a novidade. Os comerciantes se revoltaram, alegaram que os clientes não conseguiriam chegar. São dessa época as manchetes de jornal (“Nós não somos italianos”,“Usar espaços públicos é contrário à mentalidade escandinava”). O que os jornais diziam fazia algum sentido: Copenhague não é no Mediterrâneo. Lá faz frio de congelar – o mês de dezembro inteiro oferece um total de 42 horas de luz solar. Ninguém quer andar de bicicleta, ninguém quer caminhar. Deixe meu carro em paz."

Em grande medida graças às ideias de Gehl, Copenhague é a grande cidade europeia com menos congestionamentos. 36% dos deslocamentos são feitos de bicicleta, mesmo com o clima aparentemente pouco favorável de lá, e a população tem baixos índices de obesidade e doença cardíaca.

Nesse vídeo sobre o que aconteceu para Copenhague ser tão diferente com entrevista de Jan Gehl:




Talvez um dia chegaremos lá em Vitória, quem sabe? Teremos aí sim uma Vitória feita para as pessoas!

Essa reflexão surgiu após ler esse artigo muito interessante do Denis Russo do qual cito vários trechos! Vale a pena ler o artigo!
http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/cidade/nos-nao-somos-dinamarqueses/


links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Gehl

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

o Bike Anjo chegou em Vitória!

Quer começar a pedalar!

Procure um bike anjo de Vitória, por exemplo eu, Emmanuel Marcel Favre Nicolin. Você pode me conhecer melhor num artigo da gazeta do 1/8/2012 e na reportagem feita no programa em Moviment onde atravesso Vitória nas rotas alternativas.

O bike anjo pode:

- ajudar a determinar uma rota mais segura para você,
- acompanhar você no trabalho na ida e na volta, compartilhando, entre outras coisas dicas de segurança.


Os pedidos de Bike Anjo são centralizados em São Paulo no site do bike anjo.
É bem simples, você acessa o formulário de pedido, e logo fazemos contato com você.

Em paralelo, você pode ver alguns artigos sobre pedalar com segurança no trânsito:

Sugiro você também entrar no grupo ciclistas Vitória no facebook afim de conhecer um pouco mais sobre o ciclismo urbano em Vitória e conhecer a comunidade dos ciclistas da cidade.

Você pode também olhar a página desse blog que fala sobre o mapa das rotas alternativas ou acessar diretamente o mapa interativo que contém as rotas alternativas, algumas ciclovias, bicicletários bons...


Sobre Bike Anjo: http://pt.wikiversity.org/wiki/Bike_Anjo

Agradecimentos para o Bike Anjo Rio do qual tirei essa página!

Mapa colaborativo cicloviário montados pelos ciclistas da Grande Vitória

O mapa mostrando ciclovias, rotas alternativas, paraciclos públicos bons. Nas rotas alternativas, você vai se surpreender. Pode atravessar Vitória e ser ultrapassado por menos de um carro por quilômetro!

 

O mapa contém:
- ciclovia (verde)
- rotas (azul), bicicletários (P azul)
- passeios marcado por uma bicicleta verde.

Clique aqui para abrir o mapa numa página inteira


Coletâneas de artigos sobre Vitória, a mobilidade urbana e a bicicleta como meio de transporte

Vou aqui colocar links para alguns artigo que discutem a mobilidade urbana e o modal bicicleta em Vitória.

1) Artigo mostrando que a prefeitura ainda não aplicou uma das diretrizes do PDU de 2006, não substitui estacionamento de carro por ciclovia. Seria justamente possível fazer uma ciclovia no centro de Vitória com custos financeiros mínimos. Infelizmente parece que diminuir o estacionamento dos carros é algo muito impopular. Fica difícil aplicar essa diretriz. Se eu fosse prefeito, será que eu teria condição de aplicar essa diretriz? Mais detalhe no link: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2012/01/estacionamento-versus-calcada-e.html

2) Apesar da falta de ciclovia em Vitória, existem soluções alternativas, a rotas alternativas que permitem evitar algumas avenidas perigosas onde os carros correm acima da velocidade permitida sem nimguém nunca ser punido. Exemplo disso são a Norte Sul, a avenida Beira Mar ou algumas avenidas do Centro de Vitória.  As rotas alternativas estão reunidas no mapa cicloviário dos ciclistas da Grande Vitória que está em construção mostra as rotas alternativas, algumas ciclovias (preciso mapear todas elas), bicicletários bons.
Existem algumas outras rotas que conheço e certamente muitas outras que não conheço. Infelizmente muitos ciclistas não usam essas rotas alternativas e mais seguras e continuam andando em grandes avenidas e, pior, na contra-mão como no Centro de Vitória. No centro de Vitóra a rota alternativa que conheço é mesmo um pouco mais complicada de usar porque precisa subir por trás da Catedral Metropolitana, sem marcha fica impossível passar por lá pedalando.


3) Falta de bicicletário e quase ausência de bicicletários bons (só tem um até então):
O PDU estipula o número de vaga de estacioamentos comerciais (no mínimo um paraciclo por loja) para bicicletas para estabelecimentos comerciais ver artigo (Bicicletários segundo o PDU de Vitória)
 Apesar dessa regra, novos estabelecimantos comerciais são liberados sem bicicletários (por eemplo: Banco do Brasil no Jardim Camburi, prédio com galeria comercial na Praia do Canto...)
O primeiro bicicletário público bom de Vitória, na avenida Rio Branco: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/09/primeiro-bicicletario-publico-de.html
Para entender porque usar bicicletário em U invertido: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/11/tecnica-para-prender-sua-bike-com.html
Bicicletário obsoletos na Curva da Jurema: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/09/bicicletarios-obsoletos-da-curva-da.html
(falta de) Bicicletários nos quiosque da Orla de Camburi :http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2012/01/bicicletarios-nos-quiosques-da-orlas-de.html
Existe um projeto de lei sobre bicicletários públicos em Vitória:
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2012/01/projeto-bicicletarios-publicos-em.html

4) A UFES está repleta de estacionamentos de carros mas não tem bicicletários. Ela está atrasada na questão da mobilidade urbana sustentável enquanto deveria estar a frente e levar o barco!
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2012/04/ufes-sem-bicicletarios.html

5) Discussão sobre mobilidade urbana: O estado não está incluindo a bicicleta como meio de transporte autônomo! O estado está por exemplo ampliando a Rodovia José Sete perto do Terminal de Itacibá e parece que ele não vai colocar ciclovia lá. Na duplicação da avenida João Palácio na Serra, na frente do Shopping Mestre Álvaro, também parece que não está previsto nenhuma ciclovia apesar de ser um eixo de fluxo de ciclistas importante.
Além desses casos marcantes, de fato não tenha um planejamento cicloviário metropolitana que integra e repensa as redes cicloviárias da Região Metropolitana da Grande Vitória. Podemos ver que as conexões Vitória-Serra são sem manutenção e com interupções (ciclovia da avenida Norte-Sul), Vitória-Vila Velha e Vitória-Cariacia  (nenhuma ponte com ciclovia desse lado da Ilha de Vitória).
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/11/mobilidade-urbana-na-grande-vitoria.html


Eu vou acrescentando pouco a pouco outra informações interessantes a respeito da mobilidade urbana e do modal bicicleta da Grande Vitoria.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Passeios de bike da Grande Vitória

A bicicleta está voltando a se tornar mais popular na Grande Vitória! A classe média está se reapropriando mais este modal! Temos agora vários passeios a disposição.

Bicicletada Vitória (mensal)
Site: http://bicicletada.org/vitoria 
Facebook: https://www.facebook.com/Bicicletada.Vitoria
última sexta-feira do mês, concentraçõ 19H, saída 20:00h normalmente na UFES do lado cinema Metropolis. É o passeio mais político de Vitória, onde se pedem explicitamente os direitos de ir e vir com segurança para os ciclistas. Os demais passeio são mais neutro politicamente falando.


Passeios semanais:


Segunda bike Cariacica (?)
Eu ouvi falar do passeio de bicicleta em Cariacica mas ainda não recebi o horário, o local ou um site! (daqui a pouco atualizo)

Terça-bike Vila Velha:
https://www.facebook.com/groups/273924122654449/
Toda TERÇA as 19:30h saída da Nova Multiesporte (Av. Henrique Moscoso, 444 à 100 metros do Hortifruti) Praia da Costa.


Quarta-feira: "Passeio das estações". Vitória, Mata da Praia.
https://www.facebook.com/groups/358819920848241/
Toda quarta. Saída na frente da loja Ocean Bike 20:00h no Jardim da Penha, terceira rua atrás do Hotel Aruan.Passeio com ritmo para família e apoio da guarda municipal.


Quinta Bike, Vitória
https://www.facebook.com/groups/quintabike/
Toda quinta... às 19:30h (a ser confirmado) na Praça do Papa, entretanto não é nada "passeio", o ritmo está mais intenso e sobem tudo quanto é tipo de morros, pode fazer 70 km! Precisa-se de um bom preparo físico, de uma bike em dia, de um capacete e de luzes dianteira (potente) e traseira.

Ônibus em Vitória: Entre modernidade e falta de conforto extremo

Semana passada precisei andar de ônibus porque iria pegar uma carona em outro ponto da cidade. A bicicleta não era o veículo mais adequado (uma bicicleta dobrável serviria mais não tenho uma dobrável em casa).
Nessa ocasião descobri uma coisa boa e uma coisa ruim. Vou começar pela coisa boa!
Existe um sistema informatizado de previsão de chegada dos ônibus num ponto de ônibus, atualizado em tempo real. O sistema pode ser acessado na internet no link ponto Vitória ou diretamente no seu smartphone android através do aplicativo Buzão Vitória. Infelizmente o sistema transcol não tem essa ferramenta.



 O sistema conta com atualização da posição dos ônibus em tempo real com utilização de GPS nos ônibus. A ideia é muito bacana. Pode ajudar no desenvolvimento desse modal que menos insustentável do que os carros. Porém ele ainda polui bastante devido as normas péssima que deixam os ônibus poluir muito no Brasil.

A coisa ruim que eu tinha esquecido a respeito de ônibus em Vitória diz respeito ao conforto dos passageiros. Eu acredito que essa falta de qualidade no atendimento dos ônibus deve estar afastando muitas pessoas. Alguns dias atrás, de fato, quando andei de ônibus, constatei a maneira totalmente inadequada com que o motorista andou. São acelerações e freadas bruscas, curvas em alta velocidades. Fiquei com dores nas costas e com enjoo. Considerando as pessoas que tem carro particular, quem dessas pessoas vai querer usar esse sistema execrável de maneira regular? Provavelmente pouca gente. É uma das razões porque temos tantos carros nas ruas que engarrafam a cidade. Uma outra razão é que em vários casos, andar de carro é ainda muito mais rápido do que andar de ônibus.

Eu encontrei nesse link, uma apresentação em Francês dado de acelerações de ônibus e VLT em Strasbourg na França. O VLT que tem um conforto geralmente maior tem acelerações de até 2,5 m/s². Os ônibus podem ultrapassar de vez em quando essa aceleração e alcançar 4 m/s² lá na França. Eu estou curioso em saber qual é a aceleração dos ônibus de Vitória!

A prefeitura de Vitória também oferece uma página onde pode conhecer os itinerários de cada linha de ônibus, as linhas que passam por um logradouro e as linhas que ligam dois logradouros.

A UFES sem bicicletários!!

A UFES que é teoricamente um ponto de excelência, não está a frente na questão da mobilidade urbana sustentável. De fato, eu não vi nenhum bicicletários ali, quando tive que passar na UFES para resolver algumas coisas. Eu aproveitei para tirar algumas fotos das bicicletas na frente do restaurante universitário que não tem nenhum bicicletário! Que coisa mais decepcionante!

A universidade deveria ser o lugar que inova com ideias novas, para mudar a sociedade. Parece mesmo que a universidade não está a frente nessa questão da mobilidade urbana sustentável. Não sei o que está acontecendo ali? A questão da mobilidade urbana ainda não chegou na pauta da UFES. Deveria ter muitos bicicletários nos seus campi! Precisa-se fazer algo!!

Essa primeira foto é absurda!

Esse teve mais chance conseguiu um poste!

Os postes são os melhores bicicletário da UFES! (De fato os postes  são bastantes seguros e podem ser utilizados pela maioria das travas de bicicletas e mesmo as melhores travas em D).

As arvores também servem mas não dá mesmo para prender esse arvore, o quadro e a roda...

Mesma coisa! Cuidado com as rodas soltas!

De novo, arvore!

Arvore!




Até em prédio novos, é frequente perceber a falta de bicicletários. Isso não é contrário ao  PDU de Vitória que estipula vários bicicletários para todos os estabelecimento de ensino?

Na verdade parece que tem bicicletários como falou o Davi mas eles são ruins. São do tipo que so permitem prender a roda dianteira... Ótimo para furtar a bicicleta o estragar a roda dianteira...